Televisão no quarto, ligada, à noite, não é boa ideia em se tratando de saúde. Especialmente se você tem enxaqueca e/ou outras doenças envolvendo desequilíbrio no neurotransmissor serotonina. Exemplos dessas doenças são: depressão, ansiedade, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fibromialgia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Televisão no quarto estraga sono e saúde. Isso vale também para toda e qualquer tela, como celular, smartphone e tablet.
Televisão no Quarto não faz bem.
A luz da tela, à noite, suprime a fabricação cerebral de um neurohormônio importantíssimo chamado melatonina.
Acontece que o processo de fabricação de melatonina, no nosso cérebro, equilibra o neurotransmissor serotonina. E a serotonina é um neurotransmissor que está em desequilíbrio nas pessoas que sofrem de enxaqueca e das doenças acima.
Uma consequência da supressão da fabricação de melatonina é o desequilíbrio de neurotransmissores como a serotonina, além de hormônios.
Pense só: se você já sofre de um desequilíbrio na serotonina, como é o caso da enxaqueca, então não vale a pena piorar esse desequilíbrio com luz da televisão à noite no quarto.
Muitas vezes ocorre do marido ou esposa não entender por que não se deveria ter televisão no quarto. Então fiz questão de publicar este artigo e vídeo, para que todos possam se esclarecer do principal motivo.
Luz à noite pode ser tóxica!
Mesmo para quem não sofre com as doenças citadas acima, a presença da luz da tela à noite, substituindo horas preciosas de sono, resultará numa produção diminuída de melatonina. E a supressão da produção melatonina, todas as noites, é sempre prejudicial. As consequências dessa supressão quase nunca são imediatas.
A mera presença da luz das telas colabora para retardar o horário que nós normalmente dormiríamos, se essa luz não existisse. A estimulação ambiental provocada pela luz faz com que o sono venha mais tarde. Em consequência, o tempo de sono diminui. E assim, diminui também o tempo de produção da melatonina, que somente é produzida durante o sono na escuridão total.
A redução crônica, quotidiana, do tempo de sono, já predispõe a uma série de doenças influenciadas pela privação do sono. Enxaqueca, depressão, ansiedade, mau humor, irritabilidade, agressividade, são alguns exemplos.
Além da privação do sono, a supressão da melatonina também desequilibra o hormônio do crescimento (que no adulto possui papel na regeneração das células e tecidos) e hormônios esteróides como estrogênio, testosterona e cortisol. A imunidade também pode ser afetada negativamente pela supressão da melatonina.
Lugar de assistir TV e outras telas não é no quarto.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial