O que é cefaleia do sorvete?
Cefaleia do sorvete é uma dor de cabeça intensa que ocorre imediatamente após o contato de sorvetes ou líquidos gelados, inclusive água gelada, com o interior da boca, especialmente o céu da boca. Alimentos gelados, como por exemplo aquele pedaço de melancia recém saída da geladeira, também podem desencadear.
Sorvete com dor de cabeça?
Não apenas no verão, mas em qualquer dia quente e ensolarado, nada como um delicioso sorvete para mandar todo este calorão embora. A menos que você seja um enxaquecoso. Pois neste caso existe uma chance maior de apresentar a chamada cefaleia do sorvete (para quem não sabe, cefaleia é sinônimo de dor de cabeça), em comparação à população que não sofre de enxaqueca.
A cefaléia do sorvete (do inglês ice cream headache), pode ocorrer ocasionalmente até mesmo em quem não tem enxaqueca. A parcela de enxaquecosos que já apresentaram cefaleia do sorvete na vida é bem maior que aquela dos não enxaquecosos. A dor de cabeça resultante é geralmente sem latejamento. Ela pode ser sentida na testa, topo da cabeça, nos olhos ou nas têmporas (raramente em outras áreas).
Normalmente, inicia-se durante ou logo após a ingestão dos gelados. Felizmente, costuma durar no máximo alguns poucos minutos. Bem raramente, essa dor de curta duração pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se isso acontecer, a enxaqueca resultante terá uma duração que poderá variar entre horas e dias. Mas repito: é raro uma cefaleia do sorvete se converter numa enxaqueca – em outras palavras, desencadear uma crise de enxaqueca. O mais típico e comum é a pessoa dar uma mordida bem grande num sorvete ou outro alimento bem gelado, ou gole grande de um líquido bem gelado e, imediatamente, sentir uma dor bem forte, aguda, na cabeça. Essa dor vai passando ao longo de alguns poucos minutos.
Por que ocorre essa dor de cabeça?
Ninguém sabe. Há várias teorias. Uma delas diz que ela ocorre porque o alimento ou líquido à temperatura fria, quando em contato com o céu da boca, faringe e esôfago, desencadeia reflexo, via neurônios sensitivos do nervo trigêmeo, que leva a informação para o cérebro, o qual por sua vez interpreta essa informação como dor de cabeça.
Esse fenômeno, no qual um estímulo numa área gera dor em outra área, recebe o nome de dor referida.
Já outra teoria argumenta que a temperatura fria altera o fluxo de sangue de modo a provocar a dor.
A única coisa que se sabe ao certo é que cefaleia do sorvete não é enxaqueca, nem sintoma de enxaqueca. É um diagnóstico à parte. De todo modo, os gelados podem agir como fator desencadeante de crises. (Quer saber em detalhe o que é enxaqueca? Clique neste link.)
Tratamento e prevenção:
A cefaleia ou dor de cabeça do sorvete é quase sempre de duração tão curta que não exige qualquer tratamento. Quase sempre, basta esperar alguns minutos para que a dor passe. Tomar um analgésico antes de tomar sorvete não previne esse tipo de dor de cabeça. Nos raros casos em que ela evolui para uma crise de enxaqueca, o tratamento deve ser o mesmo daquele da enxaqueca. E a medicação deve sempre ser prescrita e supervisionada pelo seu médico.
Uma boa dica para evitar esse desconforto é saborear sorvetes e outros alimentos ou líquidos gelados bem devagar, em quantidades bem pequenas por vez. E, obviamente, quem sofre desse problema deve evitar a sugestão de aplicação de frio dentro da boca para aliviar dor de cabeça.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial