Caros amigos,
No dia 8 de maio de 1998, entrou no ar, pela primeira vez, o site Enxaqueca.com.br.
O site Enxaqueca.com.br surgiu numa época em que as informações sobre enxaqueca eram inexistentes para o grande público. O site nasceu com a missão de disponibilizar, gratuitamente, online, para o grande público, o máximo possível de informação sobre a enxaqueca, seus sintomas, fatores desencadeantes, causas e tratamentos.
Informações de qualidade, gratuitamente
Em 2001, criamos uma newsletter, um boletim mensal gratuito sobre enxaqueca, que era enviado por e-mail, para os visitantes do nosso site que se cadastravam para isso. Começamos com 1, depois 10, 100, 1000 assinantes. Hoje, contamos com 5 mil assinantes – um marco, um recorde mundial, para um site que trata de um assunto médico tão específico. E o número de assinantes não pára de crescer cada vez mais. A propósito, se você ainda não se cadastrou para receber nossos e-mails e deseja fazê-lo agora, basta clicar aqui.
Espírito de Comunidade
Em 2003, o site passou por uma grande reformulação no visual, tornando-se mais moderno e fácil de navegar. Tudo isso graças a uma internauta, a Cláudia Gomes Sawaia, que embora nunca tivesse me conhecido pessoalmente até então, era usuária do nosso site – e num gesto extremamente simpático, enviou-me um e-mail oferecendo, voluntariamente, os serviços especializados de sua empresa de informática para dar ao nosso site a infraestrutura que ele tanto necessitava. Esse trabalho foi tão bom, que o site Enxaqueca continua, até hoje, com uma estrutura visual e navegabilidade excelente.
Interatividade
Em março de 2007, o site Enxaqueca ganhou uma ferramenta interativa: o blog, graças ao qual os internautas deixaram de ser meros leitores, para se tornarem comentaristas, participando ativamente com suas opiniões e conhecimentos pessoais. Apesar de toda essa abertura, ficamos contentes em dizer que a filosofia principal do site não se descaracterizou. Os comentários não se transformaram em “consultório virtual”, o que seria altamente inseguro para os visitantes, além de ilegal e antiético sob o ponto de vista médico. Pelo contrário, o site ganhou mais credibilidade, e as suas informações são utilizadas como referência em artigos científicos e trabalhos acadêmicos.
Traçando o Perfil do Portador de Enxaqueca
Em janeiro de 2008, iniciou-se um novo projeto no site: traçar o perfil do portador de enxaqueca do Brasil e países de língua portuguesa. Isso está sendo feito através das enquetes, que você pode ver na coluna da esquerda. Quando uma enquete recebe 1000 respostas, ela é encerrada, iniciando-se uma nova enquete. Nós recebemos quase 2000 visitantes por dia, o que representa uma oportunidade única para se traçar um perfil sem precedentes dos portadores de enxaqueca. Com isso, esperamos colaborar com a ampliação cada vez maior do conhecimento e a conscientização do público e até dos profissionais de saúde, sobre esta doença crônica.
Próximos Passos
Nossa intenção é traduzir o conteúdo do site Enxaqueca para outras línguas, como japonês, o espanhol e o inglês. Com todos os meus compromissos de consultório, livros, palestras e atualizações do site Enxaqueca, fica inviável, para mim, realizar esta façanha pessoalmente. Minha esperança é que surjam voluntários entre nossos leitores, para traduzir nossos artigos para o resto do mundo.
Uma outra iniciativa que está por vir é o podcast, um áudio periódico sobre enxaqueca e medicina da qualidade de vida, e ainda entrevistas, que você poderá ouvir no seu MP3 ou aqui mesmo no site.
Além disso, pretendemos aumentar o número de colunistas convidados.
Muito obrigado!
Aproveito para agradecer a todos vocês que prestigiam, participam, visitam e divulgam o site Enxaqueca. Peço que continuem fazendo isso, assim como eu prometo continuar me esforçando para melhorar, cada dia mais, o conteúdo do site Enxaqueca.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial