Como aumentar a eficácia do seu remédio para enxaqueca
A ausência de luz diminui a atividade de neurônios que se conectam a outros que transmitem a dor. Ficar quieto num ambiente escuro pode, de fato, maximizar o efeito do remédio na crise de enxaqueca.
https://youtube.com/watch?v=QDQ0t-rezLo%0D%0A%0D%0A
Quem tem enxaqueca sabe muito bem que o melhor mesmo é nunca se automedicar. Não se deve nunca tomar remédios por conta própria. Deve-se, isso sim, fazer uso do remédio para enxaqueca que foi prescrito pelo médico de sua confiança.
Todo mundo também sabe que o intuito de um bom tratamento preventivo de enxaqueca é minimizar a frequência das crises. Afinal, quanto menos crises, menor a necessidade de remédio para crise de enxaqueca! (A propósito, é para minimizar sua enxaqueca que você deve ler meu livro!)
Mas minimizar não é sinônimo de zerar. Uma ou outra crise de enxaqueca pode sobrevir, até mesmo na vigência do tratamento.
A dica que se segue é 100% segura e pode ser implementada por qualquer portador de enxaqueca. Independentemente de idade, gravidez e tratamento que esteja realizando. A intenção não é substituir o remédio para enxaqueca que seu médico prescreveu. O que se pretende é maximizar a eficácia do mesmo. Por “maximizar a eficácia” entenda-se minimizar a intensidade e duração da dor de cabeça, em resposta ao remédio para enxaqueca.
Seguir esta dica resulta, numa redução gradual nos disparos dos neurônios responsáveis pela dor de cabeça na crise de enxaqueca.
Maximizando a eficácia do remédio para enxaqueca
Assim que a crise der o primeiro sinal, tome o remédio para enxaqueca que seu médico prescreveu e retire-se por 1 hora num quarto totalmente escuro.
O mecanismo por trás dessa dica é o seguinte: a luz ativa certos neurônios a partir da retina. Esses neurônios se conectam e ativam os neurônios que transportam, nas profundezas do cérebro, a informação da dor. O resultado é uma exacerbação da informação da dor pela presença da luz. Em outras palavras: a claridade tende a aumentar a intensidade da dor. Este fato foi estudado cientificamente por pesquisadores de Harvard e da Universidade de Utah (EUA) e publicado na Nature Neuroscience volume 13, número 2, páginas 239 a 245.
Portanto a ausência de luz elimina este efeito exacerbante. Aí está um método 100% natural, caseiro, seguro e cientificamente embasado. E o período de uma hora é mais que suficiente para o remédio que você tomou exercer seu efeito.
Atenção, não basta fechar os olhos. Para que o mecanismo acima possa ocorrer, é necessário se deslocar para um ambiente o quanto mais escuro. São aqueles neurônios que detectam a luz, e não as imagens, quem têm o poder de se comunicar com os circuitos cerebrais responsáveis pela transmissão da consciência da dor. E convenhamos: mesmo com os olhos fechados, embora não consigamos ver imagens, nós conseguimos distinguir entre claridade e escuridão. Na impossibilidade de se deslocar para um ambiente bem escuro, uma sugestão seria retirar-se para um ambiente tranquilo, diminuir ao máximo a iluminação, deitar (ou sentar-se confortavelmente) e utilizar uma máscara tapa-olhos (mais para folgada que para apertada).
Faça o teste. Não custa nada.
Muitas pessoas relatam que o simples fato de se retirar para um ambiente bem escuro e relaxar durante 40 a 60 minutos, sem sequer tomar o remédio para enxaqueca, faz com que a dor de cabeça na fase inicial não se transforme em crise. Na medida em que for possível, é melhor investir uma hora deitado ou reclinado no escuro, que perder várias horas ou dias com crise de enxaqueca.
Bem, agora eu passo a bola para você. Aplique a dica, observe o resultado e em seguida compartilhe, pois desta forma poderá motivar outras pessoas a segui-la e, quem sabe, sofrer menos.
Para receber, periodicamente, minhas dicas e outras informações não apenas sobre enxaqueca, mas sobre estilo de vida e sua influência na saúde, assine minha Newsletter.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial