Aprendendo a Relaxar – Mini Relaxamento
Mini-relaxamentos são técnicas de concentração na respiração ou na musculatura, que ajudam a diminuir a ansiedade e tensão imediatamente. Você pode executá-los de olhos abertos ou fechados, em qualquer lugar, quando perceber que está acumulando tensão, sem que ninguém perceba que você está relaxando. Exercitando sistematicamente os “mini”, você dificilmente acumula stress e evita o surgimento da dor. Lembre-se: eles são um complemento e não substitutos do relaxamento diário.
Quando fazer os “mini“:
No trânsito, esperando por alguém que está atrasado, no meio de uma reunião tensa, em salas de espera, filas de banco, no meio de uma conversa chata, antes de um encontro muito importante, antes de tomar uma decisão importante ou em outra situação qualquer que provoque irritação, nervosismo, ansiedade, como por exemplo, o início de uma crise de Enxaqueca!
Cada “mini” abaixo é independente um do outro. Não precisa fazer todos de uma vez. Lembre-se: toda a razão do mini relaxamento é que você não tem tempo e/ou não deseja chamar atenção naquele momento. Escolha um deles para praticar, por vez.
Mini 1:
Inale bem lentamente, contando de 1 a 3; exale devagar, contando de 3 a 1. Repita 5 vezes.
Mini 2:
Depois de cada respiração, dê uma pausa, ficando vários segundos sem respirar.
Mini 3:
Conte mental e lentamente de 1 a 10, a cada respiração. Repita 3 vezes.
Mini 4:
Contraia toda a musculatura do corpo, conte até 3 e solte toda a musculatura. Repita 3 vezes.
Mini 5:
Contraia a musculatura das pernas, conte até 3 e solte-a; em seguida, contraia o abdômen, conte até 3 e solte-o; faça o mesmo no tórax e ombros e por último, nos braços. Respire pausadamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial