Empresas Pagam Médicos Para Expor Pacientes
Na tarde de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, telefonou, no consultório, alguém de uma empresa de pesquisa para a indústria farmacêutica. O pagamento, caso eu aceitasse conversar conversar por uma hora sobre enxaqueca, pessoalmente, com o entrevistador, era uma soma muito atraente, em dinheiro. Em troca, “bastava” eu conversar com o tal entrevistador; E TAMBÉM dar um questionário para ser auto-respondido por 10 pacientes; E TAMBÉM responder um outro questionário em conjunto com 10 outros pacientes.
Aceitar um absurdo desses seria ter um desprezo total ao sigilo médico que meus pacientes (que obviamente confiam em mim) merecem. Além de ser injusto, pois estaria ganhando uma bolada em cima do questionário que ELES responderiam.
Agora só me resta torcer para que os outros médicos que esta empresa de pesquisa prospectar também se neguem a participar deste absurdo, de revelar e expor a identidade de seus pacientes para terceiros. Em que mundo vivemos!
Fico também pensando quantos sofredores de enxaqueca, em sua ingenuidade, se voluntarizam todos os dias para participar de “pesquisas”, por trás das quais os pesquisadores enchem os bolsos ao mesmo tempo em que se tornam marionetes da indústria.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial