Até há algumas décadas (e quem já tem algumas décadas de vida se lembra disso), era muito comum a cara feia das crianças na hora que a mãe chegava com a “colherada do dia” de óleo de fígado de bacalhau. Com o tempo, esse hábito se perdeu. Mas o óleo de fígado de bacalhau continua sendo estudado no meio científico, que tem demonstrado suas propriedades altamente benéficas em várias frentes da saúde.
O óleo de fígado de bacalhau é rico em ácidos graxos ômega-3, do tipo conhecido pelas siglas EPA e DHA, que são incorporados pelo nosso cérebro e possuem uma ação antiinflamatória, anti-enxaqueca e antidepressiva.
A vitamina D, presente no óleo de fígado de bacalhau e escassa na dieta contemporânea, possui influência positiva sobre o desenvolvimento do cérebro, sistema nervoso, imunidade, ossos e uma série de funções celulares – mais uma vez, ajudando a prevenir doenças como a enxaqueca.
Um dos desafios com relação ao óleo de fígado de bacalhau é o sabor, que para muitas pessoas pode ser desagradável. Um adulto pode até compreender que vale à pena tolerar uma colheradinha de sabor ruim de um ingrediente natural que pode lhe fazer muito bem. Mas o mesmo não se pode esperar da maioria das crianças. Uma das soluções pode ser acostumar o paladar da criança desde muito pequena. Meu filho, por exemplo, começou a receber gotinhas de óleo de fígado de bacalhau na boca desde os 10 dias de vida, e passou para uma colher das de chá a partir dos 4 meses. Hoje, com quase 2 anos, ele pede o óleo como se fosse um tempero delicioso na sua comida.
Outra solução neste sentido consiste em oferecer o óleo de fígado de bacalhau na forma de cápsulas. Existem, no mercado, cápsulas gelatinosas de óleo de fígado de bacalhau.
Eu não recomendo a famosa “Emulsão de Scott”, que contém uma série de outros ingredientes não necessariamente desejáveis para a saúde. Leia sempre os rótulos, e prefira o óleo de fígado de bacalhau na sua forma pura. Se comprar cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, cuidado para não comprar cápsulas de “óleo de peixe” no lugar. É preciso que conste no rótulo: “Óleo de Fígado de Bacalhau”.
A melhor qualidade de óleo de fígado de bacalhau que eu conheço, utilizo, dou para meu filho e recomendo, pode ser encontrado neste site dos Estados Unidos. Eles enviam para o Brasil.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial