Um dos melhores motivos para se alimentar bem, dormir bem e praticar atividade física é preservar ao máximo a saúde de modo a não precisar recorrer a hospitais e remédios. Há no mercado excelentes profissionais de saúde e remédios bastante eficientes. Mas também existem profissionais incompetentes e distraídos – e você nunca sabe na mão de quem vai cair.
Você pode estar com uma crise de enxaqueca tão forte a ponto de procurar um hospital ou pronto-socorro próximo. Com sorte será bem atendido e sua dor de cabeça irá melhorar com o remédio.
Com um pouco menos de sorte, poderá melhorar porém “ganhar de brinde” efeitos colaterais bastante desagradáveis. Até mesmo remédios que não costumam causar grandes reações a ponto de serem vendidos livremente em balcão de farmácia, podem provocar ameaça à saúde e à vida se a pessoa possui uma sensibilidade específica e desconhece. Veja o caso da reação extrapiramidal, que pode ocorrer com medicamentos utilizados para o tratamento de enxaqueca no pronto-socorro.
Com azar, poderá acontecer a tragédia do tipo da que ocorreu em dezembro de 2010, com uma menina de 12 anos que, de acordo com as agências de notícias, foi ao hospital para simplesmente tomar um soro para sua diarréia e vômito e acabou tendo vaselina líquida injetada por engano na sua veia e, como consequência disso, morreu. Para essa tragédia não há outra palavra: descuido e incompetência.
Não pense que se você frequenta o hospital mais caro e “da moda” isso também não pode ocorrer. Erros dessa natureza podem acontecer em qualquer lugar. Bactérias potencialmente causadoras de infecções hospitalares e uma série de outras “fatalidades” podem ocorrer em qualquer hospital. E efeitos colaterais podem acontecer tanto na maca “caindo aos pedaços” daquele hospital público, quanto na cama “banhada em ouro” da “suíte presidencial” do hospital de alto luxo.
O melhor é não precisar de hospital, remédios e médicos. Isso só pode ser conseguido por quem tem boa saúde. E essa tem sido minha missão com meus pacientes: orientá-los a modificar suas vidas de modo que possam um dia se dar ao luxo de não precisar mais de hospitais, remédios e médicos – nem mesmo de mim. E a única maneira possível para isso ocorrer é através de certas mudanças de hábitos e estilo de vida. É sobre essas mudanças que eu falo sempre aqui no blog do site Enxaqueca, no Twitter, no Facebook , no meu outro site e, com muito mais riqueza de detalhes, no meu livro.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial