Médico Para Enxaqueca – Você Está Satisfeito com o Seu?
Enquete revela: 80% dos visitantes do site enxaqueca.com.br se consideram mal compreendidos pelo seu médico para enxaqueca, com relação à sua doença. Dos 2.973 internautas que responderam à simples questão:
Você acha que seu médico entende e compreende sua enxaqueca?
apenas 594 (meros 20%) responderam Sim, enquanto 2.379 (80%) responderam Não.
Hoje em dia, a informação sobre a enxaqueca, suas causas e tratamentos, encontra-se acessível a todos os médicos, através de livros, artigos científicos, congressos, simpósios, encontros. Isso é um fato.
De um lado, os médicos estão se atualizando, acompanhando as pesquisas, seminários e congressos. Todos têm acesso às informações sobre medicamentos de último tipo. Por sinal, essas informações aparecem até na mídia de massa.
Porém esta enquete mostra que todas essas informações e “atualizações” não atingem o seu objetivo fundamental: a sensação do paciente que a sua doença está sendo compreenida e entendida pelo seu médico para enxaqueca.
Temos aqui um paradoxo: de um lado, médicos informados e atualizados sobre todos os remédios; e de outro, 80% de pacientes que se consideram incompreendidos pelo seu médico para enxaqueca.
O que isso reflete é: esses 80% não estão encontrando, em seu médico para enxaqueca, a solução para seu problema.
Na minha opinião, esses resultados deixam claro que a indústria farmacêutica, real patrocinadora de todo o conhecimento médico (publicações científicas, cursos de atualização, jornadas, encontros, simpósios, panfletos com informações sobre remédios), simplesmente não reconhece que as drogas não respondem, a longo prazo, às reais necessidades dos portadores de enxaqueca. Não se engane: a indústria farmacêutica está no mundo dos grandes negócios, e seu objetivo principal é o lucro, não a saúde.
O que adiantaria é algo muito mais realista: incorporar ao seu tratamento, em conjunto com a intervenção médica, os devidos cuidados com a sua alimentação, com o quanto e como você dorme, com os movimentos de seu corpo, com as suas emoções, a gestão do seu estresse e sua saúde como um todo. Todos esses cuidados não dependem de médicos, mas de você mesmo. O seu médico para enxaqueca pode, no máximo, orientá-lo sobre isso, mas não poderá fazer isso por você.
Os tratamentos médicos atuais são quase todos muito bons para aliviar os sintomas da enxaqueca, e isso é importantíssimo para motivar o indivíduo a buscar uma melhora mais definitiva. Aproveite o tratamento que seu médico para enxaqueca vai dar, mas não se apóie unicamente nele: faça também suas mudanças de estilo de vida! Afinal, você não quer tratar apenas os sintomas, mas quer também influenciar a causa de sua doença. E essa influência somente se consegue a partir de mudanças de hábito e estilo de vida.
No meu livro, Enxaqueca – Só Tem Quem Quer, eu escrevi todas as mudanças de estilo de vida que eu recomendo. Clique aqui para saber mais sobre o meu livro!
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial