Enxaqueca não vem do fígado. O que acontece é que as pessoas acabam se confundindo. Apresentam sintomas que parecem, para elas, vir do fígado, quando na verdade, o mecanismo é menos aparente. O fígado nada mais é senão vítima de todo um mal-entendido.
Enxaqueca Pode Ser Causada Pelo Fígado?
– “Minha enxaqueca vem do fígado.” Esta afirmação não é incomum entre portadores de enxaqueca, pois já a ouvi muitas vezes no consultório. Esta é, também, uma dúvida frequente daqueles que têm dor de cabeça forte e que não se encontram em tratamento. Ou se encontram, porém o tratamento não está fazendo efeito. Esses indivíduos estão sujeitos a crises fortes de dor de cabeça, muitas vezes desencadeadas por algum alimento. Além da dor de cabeça, as crises podem compreender sintomas como falta de apetite, náuseas e vômitos.
A pergunta é: Será que toda essa dor de cabeça não vem do figado?
Será o fígado a origem da dor de cabeça e enxaqueca? Ou ao menos a causa de algumas das crises?
Para muitos, a resposta pode cair como uma surpresa, uma vez que ela é negativa!
Enxaqueca não vem do fígado.
O que acontece é que as pessoas acabam se confundindo. Apresentam sintomas que parecem, para elas, vir do fígado, quando na verdade, o mecanismo é menos aparente. O fígado nada mais é senão vítima de todo um mal-entendido.
Existe, na verdade, um centro no cérebro denominado locus ceruleus. Ele se encontra localizado numa região chamada mesencéfalo. Esse centro cerebral, quando estimulado, libera substâncias que provocam náuseas e vômitos. Essa região cerebral em particular denomina-se zona quimiorreceptora do gatilho. Quando ativada, esta zona desencadeia um processo de náuseas e vômitos incontroláveis.
Esta zona cerebral pode ser ativada por uma série de mecanismos, como o balanço de um barco, uma estrada tortuosa – ou uma crise de enxaqueca!
Observe, portanto, que não é o fígado, mas o cérebro quem está provocando vômitos. A zona quimiorreceptora do gatilho é ativada, entre tantas outras alterações orgânicas que ocorrem durante a crise de enxaqueca. Consequentemente, a pessoa fica com náuseas e vômitos. Portanto, o fígado nada tem a ver com esse processo.
A explicação está no cérebro.
Mesmo a eventual aversão à comida e cheiros durante a crise de enxaqueca não é provocada pelo coitado do fígado. É provocada pelo desequilíbrio neuroquímico em centros cerebrais responsáveis pela interpretação subjetiva do olfato e paladar.
A confusão acontece principalmente quando a pessoa comeu alguma coisa que desencadeou a crise de enxaqueca. O que ela comeu pode ter sido salsicha, carne, linguiça, lazanha, queijo, castanhas, chocolate etc. E essa comida, ou muito mais provavelmente um aditivo químico dela, ou do tempero, desencadeou uma crise de enxaqueca completa com náuseas e até vômitos intensos. Mas pode ter certeza que esse e enjôo e vômito da crise de enxaqueca são consequência da ativação da zona quimiorreceptora do gatilho, no cérebro. E não de alguma reação do fígado propriamente dito.
O fígado, portanto, é inocente.
Para saber qual a causa da enxaqueca, clique aqui e leia meu artigo sobre este assunto.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial