Níveis alterados de ferro e/ou ferritina são um fator pouco investigado, de agravamento e falta de resposta ao tratamento de dor de cabeça crônica e enxaqueca.
Quem sofre de enxaqueca, normalmente, já fez muito exames, inclusive de sangue, tomografia e ressonância magnética, todos eles normais.
Só que nesses exames, muitas vezes, não é pesquisada a dosagem de ferro e ferritina.
Cansou de ter dor? Clique aqui
Eu tenho pedido muito ferro e ferritina nos exames de sangue de meus pacientes. E posso dizer que tenho me surpreendido de quantos deles apresentam níveis altos (acima do normal) ou baixos (abaixo do normal) de ferro e/ou ferritina.
Ferro é um mineral que possui, entre outras funções, a de regular o funcionamento do cérebro, a função celular, e a fabricação (síntese) de neurotransmissores.
Níveis alterados de ferro e ferritina coincidem com piora da enxaqueca
Muitas mulheres apresentam piora da enxaqueca na menstruação, época na qual há perda de sangue e, consequentemente, ferro.
Além disso, estudos mostram um aumento na incidência de enxaqueca em pessoas com anemia por deficiência de ferro, ainda que leve.
A ferritina é uma proteína que indica a quantidade de ferro armazenada no nosso corpo, pronta para uso. Não é raro eu encontrar ferritina baixa nas minhas pacientes com enxaqueca.
Um estudo publicado em julho de 2021 na Frontiers in Nutrition mostrou uma associação entre enxaqueca severa, ingestão diária de ferro e níveis sanguíneos baixos de ferritina.
Não podemos nos esquecer que ferro é o componente da hemoglobina que retém o oxigênio do sangue. Portanto se o ferro está baixo, a oxigenação dos órgãos e tecidos (inclusive o cérebro) diminui. Uma menor oxigenação pode estar por trás dos sintomas de dor de cabeça e enxaqueca.
Na prática, vamos supor que seu médico iniciou um tratamento preventivo para sua enxaqueca. Porém, apesar do tratamento, sua enxaqueca não está melhorando da forma que você gostaria.
Nessa situação, uma das melhores coisas a fazer é sugerir ao seu médico que solicite ferro e ferritina no exame de sangue. Às vezes pode aparecer ali um nível alterado (mais baixo ou mais alto que o normal) e isso pode, se corrigido, melhorar sua dor de cabeça.
Cansou de ter dor? Clique aqui
Existem muitas possíveis causas de ferritina e ferro baixos ou alterados.
Assista o vídeo abaixo. Ele contém mais detalhes sobre ferro, ferritina, enxaqueca e dor de cabeça.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial