Caros amigos,
Como há muito tempo venho falando, mudanças de hábito e estilo de vida são fundamentais para o controle definitivo da enxaqueca. É verdade que em outras ocasiões já falamos sobre sono, alimentação e atividade física. Mas nada disso, ainda que seguido à risca, é totalmente capaz de dar o resultado esperado em meio a uma vida tumultuada, cheia de tensões e preocupações. Por isso é muito importante, também, conseguir se “desligar”, se “desconectar”, de vez em quando.
Que bom seria se todos nós tivéssemos tempo e dinheiro para massagens diárias, aulas de yoga ou meditação, uma vida sem cobranças e sem preocupações. Mas como infelizmente Papai Noel ainda não nos presenteou a todos com tamanha mordomia, como o dinheiro anda curto e o chefe cada vez mais exigente, temos de usar toda a nossa criatividade para criar momentos e ambientes de relaxamento com aquilo que temos em casa e com o tempo que temos disponível.
Idéias Para Fazer de Sua Casa um Verdadeiro Spa Relaxante – Parte 1
- A hora de acordar pode ficar muito agradável quando criamos o hábito de acordar sem despertador, sem susto. É um hábito que pode ser adquirido mudando para mais cedo o horário de dormir. Para quem não confia no seu relógio biológico ou nas primeiras manhãs de mudança, a sugestão é trocar a campainha do despertador por um despertar mais leve, regado a uma boa rádio de músicas clássicas. Rádios-relógio costumam ter a opção de despertar com rádio, então é só procurar e selecionar algo calmo, sem susto. Mas cabem dois cuidados:
a) Não compre rádio-relógio cujo visor permaneça iluminado durante toda a noite, pois isso atrapalha a produção do neuro-hormônio melatonina que só é produzido enquanto você está dormindo no escuro e cuja importância suprema no equilíbrio dos neurotransmissores (especialmente a serotonina) é explicada no meu livro. Escolha um rádio-relógio cuja iluminação ocorra apenas quando você aciona um botão.
b) Não deixe o rádio-relógio muito próximo à cabeça. Ele emite ondas eletromagnéticas mesmo quando não está tocando música, e a ciência já comprovou que frequência eletromagnética interfere negativamente com a produção de melatonina no cérebro. Se você já leu meu livro, sabe como eu vejo a relação entre melatonina e enxaqueca. Como alternativa ao rádio-relógio, já existe também no mercado mundial alguns despertadores que imitam o nascer do sol, com luzes que se acedem aos poucos e cujos sons e luzes procuram imitar os da natureza despertando. Muito inspirador!
- Antes de sair de casa, um bom banho para quem tem o hábito e um café-da-manhã nutritivo e saudável, que evite os lanches perigosos do meio da manhã. No livro de minha esposa, a culinarista Pat Feldman, intitulado A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, assim como no site dela, existem algumas opções bastante práticas, rápidas e gostosas.
- No trânsito, seja no seu carro ou em transporte coletivo, toda calma é pouca. Dormir alguns minutos a menos que seja, e portanto acordar alguns minutos antes, pode significar uma tranquilidade muito maior no seu trajeto. Minha esposa sempre me conta de sua época de faculdade, quando abria mão de 10 minutos a mais de sono em prol de uma imensa tranquilidade no longo percurso até a sua faculdade. Não recomendo a você que abra mão de seu sono, mas sim, vá dormir e acorde alguns minutos mais cedo que seja. Chegar mais cedo ao trabalho permite a você começar tudo de forma mais gradativa, com menos “susto”, menos estresse. “Pegar no tranco” nuca fez bem a ninguém…
- Água é barato e tem em qualquer lugar, especialmente na sua casa. Use-a! Beba uma boa água filtrada! E na hora de tomar o seu copo d’água, faça com que esses poucos segundos sejam mágicos. Use um copo bem bonito, de vidro ou cristal. Preste atenção e acompanhe a sensação da água adentrando seu corpo, hidratando cada parte dele, dando energia para todas as tarefas do dia.
Durante Seu Expediente de Trabalho
- A hora do almoço para alguns é complicado. Todos nós sabemos o quanto seria bom se pudéssemos diariamente cumprir a hora inteira que temos direito, “desligar o botão” durante 60 minutos, uma pausa merecida para recarregar as energias até o fim do dia. Mas sejamos realistas: a cada dia que passa fica mais difícil um almoço calmo, saudável e relaxante. Mais realista ainda: para muitos é cada dia mais difícil sair do escritório para almoçar!! Que seja então o terrível almoço no escritório, caso a pior opção seja sua única opção. Tente fazer o melhor por você. Neste caso procure reservar ao menos 10 minutos para não atender ao telefone, não falar com ninguém, mastigar a sua comida devagar e que seja uma comidinha especial. Traga algo simples de casa se for preciso.
- Fim de tarde, fim de expediente, fim do stress? Que nada… Para muitos é só o começo… Tem aquele trabalho que você não conseguiu terminar a tempo, o seu chefe cobrando e te pedindo para ficar até mais tarde. Você não vai ficar?? Tudo bem, teu chefe põe alguém no teu lugar e lá vem o stress de ficar desempregado… Se tiver de ficar até mais tarde no trabalho, fique, cumpra com seu dever, mas organize-se para não fazer disso um hábito. Ninguém rende bem por muito tempo se fica doente a todo momento!
- Dia perfeito: você acordou bem, levou bem o seu dia, fez refeições adequadas na medida do possível e acabou seu trabalho a tempo de sair do trabalho num horário “normal”. Bingo!! Metade da cidade sai a essa hora do trabalho, todos apressados e cansados, doidos para chegar em casa. Horário de rush, ruas lotadas, trânsito lento, mais stress. Será que o seu nervosismo vai fazer os carros à sua frente andarem mais rápido ou sumirem? Será que o seu nervosismo vai te levar mais rápido até em casa? Com certeza não! Então o negócio é relaxar do jeito que dá e esperar camamente a chegada. O gênero musical de sua preferência é a opção ideal e hoje em dia com MP3-players não existe desculpa.
Idéias Para Fazer de Sua Casa um Verdadeiro Spa Relaxante – Parte 2
- Crie um ritual para quando chegar em casa. Tenha frutas frescas ou, preferivelmente um pedaço de queijo que não lhe desencadeie enxaqueca esperando em casa para matar a primeira fome, a mais perigosa, aquela que faz a gente atacar qualquer besteira. Procure acender o mínimo de luzes e as que acender, que sejam fracas. De uns tempos prá cá trocamos todas as lâmpadas fortes aqui de casa por lâmpadas de no máximo 40 Watts. As do quarto não passam de 15 Watts. Velas são uma opção maravilhosa e até fazem sua conta de luz baixar. Você pode escolher velas especiais para ocasiões especiais, mas vale qualquer vela – todas proporcionam uma luminosidade fantasticamente relaxante. Mas velas requerem muito cuidado, porque iluminam através de sua chama, em outras palavras, fogo. Velas rotineiras não são nada aconselháveis com crianças ou cachorros por perto.
- Evite TV e computador à noite. A luz brilhante das telas é transmitida, através de nossas retinas e nervos óticos, ao cérebro, hiperestimulando os neurônios e mantendo-nos despertos por mais tempo, atrasando a chegada do sono e portanto diminuindo o tempo de sono. Menos sono rotineiramente, implica num desequilíbrio de neurotransmissores e hormônios. Com o passar dos dias, meses e anos, esse desequilíbrio facilita o aparecimento de cansaço crônico, mau humor, flutuações do humor, falta de motivação, hiperatividade, déficit de atenção, falta de concentração, alterações no comportamento, ganho de peso, doenças autoimunes, depressão, enxaqueca, fibromialgia, distúrbios hormonais os mais variados, ansiedade, entre outras muito indesejáveis. Conforme explico detalhadamente no meu livro, não vale à pena ir dormir tarde rotineiramente. Vale, sim, à pena, ir dormir o quanto mais cedo possível. Àqueles de vocês que não vêem a hora de comentar que são “noturnos”, que rendem melhor e produzem mais à noite, peço que, ao invés de buscar aqui essa explicação, leiam meu livro a fim de obtê-la. A estrutura deste site complementa, mas não substitui, a estrutura do livro.
- A hora do sono: quando você vai a um hotel, você gosta que a cama esteja bem arrumada e os lençóis limpos, o quarto todo bem arrumado, as cortinas bem fechadas. Por que na sua casa não pode ser igual? Neste sentido, o quarto de sua casa pode e deve se igualar ao de um hotel de luxo! Para isso, invista numa cama bem confortável, lençóis bem bonitos (troque-os pelo menos uma vez por semana ou até mais que isso nas épocas de calor). Outro item importante e até fundamenteal para uma boa noite de sono é: livre-se de qualquer ponto de luz dentro de seu quarto. Isso não vale só para a luz da rua que você pode impedir com cortinas grossas, blackout e persiana. Isso vale também para aquelas luzinhas do DVD, o LED da TV desligada, do celular carregando, do computador e do rádio-relógio. Se você mora num lugar muito barulhento, talvez seja uma boa idéia fazer um esforço e investir numa janela anti-ruído. Sim, elas são caras – mas o gasto com a perda da saúde é maior ainda (muito maior!).
- Pratique atividade física. A prática diária de atividade física, além de fortalecer o corpo, equilibra a mente e ajuda a relaxar. Enquanto você faz sua caminhada, corrida, natação, aula de ioga ou prática de esportes, você está ao mesmo tempo clareando sua mente, prestando atenção nos movimentos de seu próprio corpo, deixando de se atormentar com seus problemas. Esse tempo de desconexão é super importante para uma mente menos estressada, mais relaxada, mais disposta, mais atenta, mais motivada e com maior capacidade de desempenho durante o restante do dia. Para obter benefícios máximos, procure praticar sua ativdade física de dia ao invés de à noite. Ao final de um dia em que se praticou atividade física, o sono à noite costuma ser bem melhor.
Leia também este meu artigo, mais geral e filosófico, sobre relaxamento, no meu outro site, MedicinaDoEstiloDeVida.com.br
Não deixe de ler “Relaxar É Preciso”, aqui mesmo no blog. Clique aqui para ler.
Em seguida, veja estas informações sobre as propriedades do relaxamento.
Leia algumas instruções úteis que poderão ajudá-lo a relaxar, clicando aqu.
Para uma técnica de mini-relaxamento, clique aqui.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial