Pescoço, Nuca e Ombros, Apesar da Tensão e Dor, Não São Causa da Enxaqueca
Dor no pescoço, tensão na nuca e ombros, são sintomas muito comuns em quem sofre de enxaqueca.
Quem tem enxaqueca pode sentir essas dores, tensão e apertos com frequência bem maior que a própria dor de cabeça! Ao exame, podem até ser descobertos “nódulos de tensão”, áreas tensas e dolorosas da musculatura. Uma paciente minha, um dia, me falou que a tensão no pescoço dela era tamanha que “parecem ter dois grampos prendendo constantemente”.
Por causa disso, essas pessoas acabam achando que têm dois problemas separados: a enxaqueca e algum outro mais, que estaria causando essa dor no pescoço, nuca, ombros. Ou achando que a dor no pescoço, nuca e/ou ombros seria a causa da dor de cabeça. Especialmente quando a dor “começa no pescoço e vai para frente”.
Buscando a Causa da Dor
Esses indivíduos vivem à busca daquilo que estaria lhes causando dor no pescoço. Ortopedistas, fisioterapêutas, professores de educação física, massagistas, especialistas em postura etc.
Às vezes, nessa procura, acabam encontrando alguma anormalidade como um nódulo de tensão nos músculos da nuca e ombros, um desvio da coluna cervical, uma artrose e assim por diante.
Acontece que está cheio de gente com problemas e anormalidades iguais ou muito piores, e que não têm esses sintomas de tensão, dor e aperto na nuca, pescoço e ombros. Alguns, de tanto incômodo que sentem, me relatam no consultório: “– É como se existisse um grampo prendendo minha nuca.”
O fato é que a maioria de nós provavelmente tem alguma “anormalidade” completamente “normal” para o grupo populacional e a faixa etária. Sim, eu sei que parece bizarro falar em “anormalidade normal”, mas apenas como exemplo, existe um desgaste normal das vértebras com a idade – e assim ocorre com uma série de outros “achados” de exames (tantos exames!…). A esses achados, acaba se atribuindo, erradamente, todos os sintomas de dor e tensão.
E assim os exames e tratamentos se avolumam, enquanto os sintomas permanecem!
Essas dores são parte integrante da enxaqueca.
O fato, na verdade, é simples: sintomas de tensão e dor na região da nuca, pescoço e ombros parecem fazer parte do “pacote” de sintomas da enxaqueca! Na minha experiência clínica, quando a enxaqueca melhora, esses sintomas também melhoram na grande maioria dos casos!
Portanto, se você sofre com enxaqueca, com ou sem dor no pescoço, nuca e ombros, não perca tempo: inicie um bom tratamento o quanto antes com o auxílio de um médico de sua confiança! E, junto com isso, recomendo enfaticamente a leitura do meu livro, repleto de orientações sobre sono, alimentação, hábitos e estilo de vida, que podem fazer toda a diferença para um resultado realmente satisfatório!
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial