Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Farmacológicos
    • Não Farmacológicos
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » A Enxaqueca » Mulheres Têm Mais Enxaqueca que Homens?
post

Mulheres Têm Mais Enxaqueca que Homens?

Atualizado em 24/01/2020 Por Dr. Alexandre Feldman

Enxaqueca é mais comum em mulheres

Mulheres têm mais enxaqueca

Mulheres têm mais enxaqueca

A enxaqueca é uma doença muito comum. Apenas para você ter uma ideia, as estatísticas dizem que a enxaqueca afeta cerca de 1/5 da população. Nesse caso, estamos falando de uma estimativa de 40 milhões de brasileiros sofrendo de enxaqueca. Destes, a maioria é composta de mulheres. 

As mulheres são mais frequentemente acometidas por enxaqueca do que os homens, numa proporção de 3 a 4 mulheres para 1 homem com enxaqueca. Já crianças apresentam enxaqueca em igual proporção (aproximadamente 1 menino para 1 menina com enxaqueca). A partir da adolescência, mulheres passam a sofrer de enxaqueca bem mais que homens. Após a menopausa, a proporção de mulheres para homens com enxaqueca volta a diminuir, em comparação com o período reprodutivo da vida.

Desequilíbrio hormonal

A razão mais provável pela qual mais mulheres que homens sofrem de enxaqueca está no desequilíbrio hormonal. Esse desequilíbrio é cada vez mais comum e frequente nas mulheres contemporâneas, e favorece o aparecimento da doença.

A natureza deste desequilíbrio consiste, especificamente, num aumento desproporcional do hormônio estrogênio no organismo das mulheres.

Expostas a hormônios externos, como:

  • Pílula anticoncepcional (por mais baixa que seja a dosagem),
  • Anéis vaginais e
  • Implantes hormonais colocados embaixo da pele, além de
  • Uma série de substâncias que podem interferir com o equilíbrio hormonal, desde corantes para cabelo, passando por cosméticos, embalagens plásticas e até detergentes,

tudo isso aliado a uma incrível falta de informação sobre o assunto dos disruptores endócrinos (substâncias químicas presentes em diversos produtos industrializados e até alguns naturais, e que reagem com os receptores de hormônios do nosso organismo de maneira imprevisível), as mulheres estão mais predispostas a uma modalidade de desequilíbrio hormonal que resulta na verdadeira epidemia de:

  • Enxaqueca
  • TPM
  • Retenção de líquido
  • Acne
  • Cistos ovarianos
  • Infertilidade
  • Depressão
  • Ansiedade
  • e vários tipos de câncer dependentes de hormônio estrogênio.

Dominância estrogênica

O mecanismo de ação mais provável é que a dominância estrogênica predispõe à enxaqueca. Assista o vídeo que se encontra neste artigo para uma explicação sobre dominância estrogênica, fácil de entender.  Aliás, somos todos vítimas da dominância estrogênica graças ao ambiente poluído de petroquímicos que nos cerca. A dominância estrogênica causa uma hiperestimulação do cérebro que, por sua vez, facilita a vinda da enxaqueca. Leia explicação detalhada aqui.

Se você é uma das milhões de mulheres que sofrem com enxaqueca, então precisa ler urgente a seção do meu livro intitulada “A Conexão Hormonal“, a fim de compreender a situação com a profundidade que ela merece ser abordada. Mas não pule partes e leia o livro desde o começo. Hormônios se encontram dentro de um contexto no qual o organismo como um todo está inserido. Portanto, o equilíbrio dos hormônios depende de fatores como alimentação, sono, atividade física e nossas emoções. Em outras palavras, nosso estilo de vida.

Consultas – Informações 

Tópico: A Enxaqueca

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Remédio para enxaqueca - Como aumentar o efeito

Como Aumentar o Efeito do Remédio Para Enxaqueca

Como aumentar a eficácia do seu remédio para enxaqueca A ausência de luz diminui a atividade de neurônios que se conectam a outros que transmitem a dor. Ficar quieto num ambiente escuro pode, de fato, maximizar o efeito do remédio na crise de enxaqueca. Quem tem enxaqueca sabe muito bem que o melhor mesmo é nunca se […] ... leia mais...
Atestado Precisa Ser Aceito

Atestado Médico Precisa Ser Aceito em Escolas e Faculdades

Escola e Faculdade que Não Aceita Atestado Médico Comete Ilegalidade Uma paciente minha estava com crise incapacitante de enxaqueca quando me procurou no consultório – ou, melhor dizendo: foi trazida, praticamente carregada para a consulta pelos familiares que a acompanhavam. A dor de cabeça era de intensidade excruciante, em latejamento, envolvendo a cabeça inteira, e era acompanhada […] ... leia mais...
Reação extrapiramidal

Reação Extrapiramidal – Quem Já Teve Nunca Esquece

Reação Extrapiramidal Pode Ocorrer Com Remédios Para Enxaqueca A situação é a seguinte: você vai a um pronto-socorro para tratar sua crise de enxaqueca e lá recebe injeções de medicamentos. Pouco depois, de forma inesperada, começa a apresentar sintomas de agitação (vontade incontrolável de ir embora, sair de onde está, mover-se), uma sensação estranha de […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2026 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo