Enxaqueca menstrual é aquela que surge, ou piora, regularmente, em torno da menstruação. Ela pode ocorrer não apenas durante a menstruação, mas também alguns dias antes. Menos comumente, pode surgir até alguns dias após. A causa não é a menstruação propriamente dita, mas um desequilíbrio químico cerebral desencadeado pela menstruação. Sinônimos utilizados popularmente: enxaqueca da TPM, enxaqueca da menstruação.
Cansou de ter dor? Clique aqui
Enxaqueca menstrual é uma dor de cabeça para muitas mulheres.
Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva (até 90% segundo alguns autores), são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Estas manifestações podem ser, por exemplo, de ordem emocional, popularmente chamadas de TPM (tensão pré menstrual). Pode também surgir dor de cabeça, retenção de líquido, espinhas e outros sintomas. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são, por muitos, conjuntamente referidos como síndrome pré-menstrual. A enxaqueca menstrual está justamente associada a esse período correspondente à menstruação.
A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até 20% de todas as mulheres em idade fértil. Já para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60% relatam desencadeamento ou piora das crises durante a menstruação. As crises podem ser acompanhadas de enjôo, vômitos, hipersensibilidade à luz, barulho e cheiros, além de vários outros sintomas. Não sabe direito o que é enxaqueca? Então leia agora meu artigo sobre o que é enxaqueca, e depois volte para cá.
Pré-Menstrual, Intra-Menstrual e Pós-Menstrual
A dor de cabeça e enxaqueca menstrual não precisa ocorrer exclusivamente antes da menstruação, podendo também ocorrer durante ou depois dela.
Quanto tempo antes e depois?
Às vezes não é fácil definir se a enxaqueca ou dor de cabeça possui realmente um padrão menstrual previsível. Pense da seguinte forma: se suas crises normalmente ocorrem mais de 7 dias antes ou depois da menstruação, então com certeza não se pode chamá-las de crises de enxaqueca menstrual.
Cansou de ter dor? Clique aqui
Já se a crise aparece, e/ou se a piora de uma dor de cabeça pré-existente ocorre, previsivelmente, num período de no máximo 2 dias antes ou depois da menstruação, todos os meses ou quase, então sim, podemos nos referir a esse quadro como sendo realmente de padrão menstrual. Seja ele pré, intra ou pós, não importa.
Enxaqueca na menstruação desde a adolescência
O fato que importa é que existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.
Muitas começam a ter suas primeiras crises de enxaqueca na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de um período mensal de desconforto menstrual. Para algumas mulheres, é um verdadeiro suplício – devido a problemas que podem acompanhar a menstruação. Entre eles, o surgimento e/ou agravamento da dor de cabeça e enxaqueca.
Às vezes, a enxaqueca aparece já na primeira menstruação.
Outras vezes, a enxaqueca vem um pouco mais tarde, meses a poucos anos após a primeira menstruação.
Mais que uma dor de cabeça
Quando a enxaqueca menstrual surge, pode acompanhar-se de outros sintomas menstruais, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço no corpo, cólicas abdominais localizadas na região do baixo ventre, conhecidas pelo nome de cólica menstrual.
Outras mulheres apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam cólicas e no outro, enxaqueca e/ou dor de cabeça.
Existem mulheres em quem a enxaqueca menstrual vem fraca, de modo que algumas acabam se conformando com este pequeno mal. Vão administrando a dor de cabeça e demais sintomas por conta própria, com ou sem analgésicos.
Porém, outras mulheres apresentam agravamento muito importante da enxaqueca na menstruação. Sofrem com dor de cabeça muito forte nesse período, que chega a impedi-las de realizar qualquer atividade. Algumas são obrigadas a permanecer literalmente de cama, incapacitadas.
Até quantos dias antes ou depois da menstruação?
A enxaqueca menstrual pode ter início alguns dias antes da menstruação e persistir até a chegada da mesma, quando simplesmente desaparece.
Ou então, pode ter início bem no dia em que desce a menstruação e perdurar ao longo de vários dias. Pode terminar, usualmente, até o último dia da menstruação.
Cansou de ter dor? Clique aqui
Ou ainda, a enxaqueca menstrual pode continuar por alguns dias após o fim da menstruação.
A dor de cabeça pode ameaçar surgir exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia.
O normal é não ter sintomas nesse período.
Eu ás vezes converso informalmente, fora do consultório, com as pessoas sobre dor de cabeça, e várias me dizem: “Eu sofro apenas daquela dor de cabeça normal, da menstruação”. Minha cara leitora, fique sabendo que dor de cabeça não é normal. Nem dentro do período menstrual, nem fora desse período.
O normal seria não ter dor de cabeça, muito menos enxaqueca.
O que causa a enxaqueca menstrual?
A enxaqueca menstrual assim como outros sintomas do tipo cólicas, TPM, sangramentos excessivos e/ou prolongados, flutuações de humor, irritabilidade, agressividade, atrasos ou adiantamentos da menstruação, são forte sinal de um desequilíbrio hormonal sobre o qual você precisa saber para entender de uma vez por todas o caminho da saída. Assista o vídeo abaixo.
Leia também este outro artigo que fala sobre pílula mas descreve em detalhe, de uma vez por todas, o desequilíbrio hormonal por trás desses sintomas. Aliás,
Pílula Anticoncepcional não é bom tratamento de enxaqueca menstrual
Você não precisa conviver com dor de cabeça e/ou enxaqueca menstrual, uma vez que para isso há tratamento. A propósito, ao contrário do que muita gente pensa, tomar pílula anticoncepcional não é um bom tratamento para enxaqueca menstrual. O vídeo que se encontra acima explica direitinho o porquê. Se não assistiu, assista agora. Mas se você quiser uma explicação bem detalhada sobre a influência da pílula anticoncepcional na enxaqueca, então pare tudo e leia agora mesmo este artigo detalhado. Vai ter muitas respostas.
Aliás, as dores de cabeça, se não tratadas, ou se mal tratadas, como é o caso da pílula anticoncepcional, possuem a desagradável tendência de evoluir para pior, com o passar do tempo, em boa porcentagem dos casos. Você pode ver uma lista de diversos artigos sobre o tratamento da enxaqueca, neste link. Já adiantando que todo bom tratamento da enxaqueca deveria compreender uma ação conjunta que compreende, além das intervenções médicas, mudanças de hábitos e estilo de vida por parte da paciente. E você também pode ler o livro que mostra o caminho da saída para quem sofre de enxaqueca, enumerando e explicando detalhadamente as referidas mudanças de hábito e estilo de vida. Este livro já ajudou muita gente (leia os depoimentos na página do link e procure outros depoimentos na internet) e espero que possa ajudar você também!
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial