Parabéns ao programa Fantástico da TV Globo, pela matéria sobre enxaqueca veiculada no dia 8 de junho de 2008. É raro, na grande mídia, vermos uma abordagem sobre enxaqueca enfatizando não as drogas, mas sim os hábitos e estilo de vida, e foi isso o que o Fantástico fez. Mudanças de hábitos e estilo de vida são, realmente, fundamenetais no controle da enxaqueca.
Uma pena, entretanto, que a mensagem principal transmitida pela matéria a esse respeito tenha sido: faça um diário para descobrir os fatores que desencadeiam suas crises, a fim de evitar esses fatores. Você que sofre de enxaqueca provavelmente concorda comigo quando afirmo que a maioria dos enxaquecosos já conhece os fatores desencadeantes de suas próprias crises, e não precisa de um diário para isso. Além disso, muitos portadores de enxaqueca simplesmente não apresentam nenhum fator capaz de engatilhar suas crises. Outros – pior ainda – possuem tantos desencadeantes que, para evitá-los, seria preciso viver dentro de uma bolha!
A grande informação que faltou na matéria, na minha opinião, é que alguns fatores quotidianos (dentre os quais a alimentação, sono e atividade física), podem jamais ter desencadeado uma única crise sequer em você, mas podem influenciar, e muito, o equilíbrio e desequilíbrio de substâncias químicas cerebrais como a serotonina, dopamina e noradrenalina; hormônios como o estradiol, progesterona e cortisol; e neuro-hormônios como a melatonina, prolactina e hormônio do crescimento – substâncias estas capazes, sim, de provocar a manifestação genética da doença enxaqueca. É exatamente sobre aqueles fatores causais, e como influenciá-los, que eu venho falando e escrevendo nos últimos 10 anos, e escrevi nas mais de 300 páginas do meu livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer. Recomendo a todos vocês a sua leitura, pois escrevi de coração, para ajudá-los. Caso você deseje adquirir o livro agora mesmo, basta clicar aqui.
Mais uma vez, parabéns à equipe de jornalismo do Fantástico da Globo, e também aos médicos entrevistados. Finalmente, alguns médicos estão começando a dar mais importância aos hábitos e estilo de vida, ao esforço pessoal do paciente e à proatividade, como parte fundamental de um tratamento realmente eficaz, e que os portadores de enxaqueca são parte importantíssima no tratamento, e não meros espectadores.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial