Enxaqueca Com Aura – O Que é? Quais os Sintomas?
Enxaqueca com aura é um tipo de enxaqueca que acomete cerca de 10 a 15% dos enxaquecosos (nome que se dá aos portadores de enxaqueca) e se caracteriza por duas fases distintas:
- A fase de aura (chamada aura de enxaqueca) e
- A dor de cabeça propriamente dita.
A fase de aura ocorre, geralmente, antes da dor de cabeça. A aura de enxaqueca caracteriza-se por fenômenos sensoriais (portanto envolvendo sentidos como por exemplo a visão) e/ou motores (portanto envolvendo o movimento dos músculos) temporários, durando 15 a 60 minutos normalmente. Assista o vídeo abaixo antes de continuar lendo, para facilitar sua compreensão do que é enxaqueca com aura.
(Aviso: Quem não sabe o que é enxaqueca por favor clique aqui antes de continuar lendo.)
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial
Tipicamente, assim que a aura de enxaqueca desaparece, a dor de cabeça se inicia. No entanto, a aura de enxaqueca pode aparecer não antes, mas sim durante ou após a dor de cabeça em alguns casos. E em outros casos ainda, a aura de enxaqueca pode vir totalmente desassociada de dor de cabeça (ou seja, a pessoa só tem a aura mas não a dor de cabeça), exibindo portanto uma enxaqueca sem dor de cabeça. Aliás, a aura não é o único possível sintoma da enxaqueca além da dor de cabeça. Leia este importante artigo para descobrir vários outros sintomas que podem ser de enxaqueca, mesmo se desacompanhados de dor de cabeça.
Retomando: A aura de enxaqueca pode compreender distúrbios visuais do tipo cegueira parcial, visão de pontos luminosos semelhantes a lanterninhas, vagalumes ou “flashes” que brilham e piscam, podendo assumir formas em zigue-zague; podem ser estacionários ou mover-se ao longo do campo visual. Podem começar no canto da visão, ou no centro, expandindo-se. Tais distúrbios podem afetar um ou ambos os olhos.
É possível ocorrer um ponto cego na visão (denominado escotoma), assim como a perda temporária da visão lateral, restando apenas o centro do campo visual.
Comumente, a aura se manifesta por uma área de “linhas em zigue-zague”, piscando e movendo-se ao longo do campo visual.
Existem alterações visuais que ocorrem com a enxaqueca, porém não são sintomas de aura de enxaqueca. Essas alterações são descritas num artigo específico sobre o tópico visão, olhos e enxaqueca.
Embora essas sensações sejam sentidas nos olhos, o problema está, na realidade, ocorrendo lá dentro do cerebro.
Enxaqueca Com Aura e Alterações Cerebrais
Pensava-se, no passado, que a aura fosse devida à diminuição da circulação sangüínea cerebral. Recentemente, alguns pesquisadores sugeriram que a própria diminuição da circulação que ocorre nesses casos seria devida a uma anormalidade primária na função cerebral. Tal anormalidade, periódica e não progressiva, pode ser herdada. Observe também que tais distúrbios visuais já foram relatados em pacientes totalmente cegos.
Enxaqueca Com Aura – Sintomas Além da Visão
Outros fenômenos, além dos visuais, podem constituir aura de enxaqueca:
- Paralisia do movimento ocular, formigamento (na cabeça, lábios, língua, braços, corpo);
- Paralisia parcial (em alguns poucos casos, felizmente, pois assusta bastante);
- Dificuldade em falar (as palavras não saem direito);
- Dificuldade em ouvir;
- Barulho no ouvido;
- Diminuição ou até perda temporária de consciência,
- Alucinações (ex: sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores que na realidade, etc.)
- Tontura e/ou perda do equilibrio.
Enfim, a aura de enxaqueca pode ocorrer através de uma série de distúrbios com relação à percepção das formas, sons, sabores, cheiros e sensações.
Aura de Enxaqueca Inspirou Obras de Arte
O livro Alice no Pais das Maravilhas, escrito por Lewis J. Carroll, descreve alterações no tamanho, cor, e formato dos objetos, que são absolutamente compatíveis com aura de enxaqueca. Sabe-se que o autor do referido livro sofria intensamente de enxaqueca com aura!
A maravilhosa obra-prima “Noite Estrelada”, de Van Ghogh, também foi inspirada na aura de enxaqueca da qual ele sofria de forma atroz.
Enxaqueca com Aura e Risco de AVC
Esses sintomas de aura de enxaqueca costumam ser de curta duração, mas muito raramente (considerando-se o enorme número de pacientes enxaquecosos) tornam-se permanentes, resultando de fato num “derrame” – mais precisamente, um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Não deixe de ler este artigo sobre enxaqueca e AVC. É por isso que pacientes apresentando enxaqueca acompanhada de sintomas neurológicos (como é o caso da aura de enxaqueca) precisam, mais que ninguém, parar de fumar, bem como evitar o uso de pílulas anticoncepcionais (ou equivalentes hormonais do tipo implantes e anéis vaginais), já que esses fatores parecem aumentar os riscos de derrame. O acompanhamento médico é fundamental!
Como se livrar da enxaqueca, com ou sem aura
Se você tem enxaqueca e quer se livrar dela, então precisa conhecer o meu curso online, e ler as informações que escrevi no meu livro. São centenas de páginas onde você encontra minha visão sobre a enxaqueca e a melhor maneira de se livrar dela.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial