Fumaça de Cigarro Piora Dor de Cabeça da Enxaqueca
As evidências científicas atuais sugerem que a fumaça de cigarro pode contribuir significativamente para o desencadeamento de dores de cabeça. Existem várias possíveis explicações para isso, entre elas:
- A fumaça do cigarro é rica em um gás chamado monóxido de carbono, que uma vez inalado, vai para o sangue e ocupa o lugar do oxigênio na molécula de hemoglobina. Isso provoca diminuição da oxigenação dos tecidos, e em particular, do cérebro. O efeito provocado pela fumaça do cigarro é similar ao de ficar por muito tempo numa garagem fechada com o carro ligado: um dos sinais de intoxicação pelo monóxido de carbono é a dor de cabeça. Para quem sofre de enxaqueca, a falta de oxigenação provocada pela fumaça do cigarro, ainda que não chegue a níveis de intoxicação por monóxido de carbono, pode constituir um fator facilitador para o surgimento de crises. Quem mora em cidades poluídas já convive com problema do monóxido de carbono liberado pelos automóveis no tráfego, e deve evitar ao máximo a exposição a esse gás tóxico através de fontes adicionais, como o cigarro.
- Os níveis reduzidos de oxigênio no sangue, provocados pelo monóxido de carbono do cigarro, podem, além de facilitar o surgimento de dores de cabeça, privar outros tecidos do oxigênio necessário, o que pode contribuir com o surgimento e manutenção de outras dores crônicas além da enxaqueca.
- A nicotina do cigarro, em si, possui um efeito tóxico no cérebro, além de alterar a capacidade de metabolismo do fígado. Conseqüentemente, haverá uma sobrecarga muito maior desse órgão para lidar com muitos dos remédios utilizados para controlar os sintomas da enxaqueca.
Como parte do meu programa de tratamento, recomendo a todos os meus pacientes que suspendam, ou pelo menos diminuam bastante, o fumo de cigarros – aliás, a melhor maneira de um fumante conseguir uma redução significativa, e a longo prazo, do consumo de cigarro, é transformando rotina em ritual. Assista o vídeo abaixo para compreender o que quero dizer com isso. Além disso, também aconselho um ambiente isento de fumaça de cigarro, em casa e no trabalho. Peça a seus entes queridos que não fumem perto de você! Mostre este artigo a elas, se necessário.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial