Carinho e Amor – Alguém já ganhou esta receita?
Estudos científicos apontam para um efeito dramático do poder de relacionamentos baseados em amor e carinho, sobre a saúde como um todo. Segundo pesquisas recentes, conduzidas por cientistas da Universidade de Ohio (EUA), e publicado em dezembro de 2005 pelo Archives of General Psichiatry, pessoas que vivenciam um casamento feliz têm uma cicatrização até 40% mais rápida, em caso de lesão.
O estudo consistiu em provocar o aparecimento de bolhas idênticas nos braços dos participantes (84 indivíduos casados com idades entre 22 e 77 anos), através de um aparelho de sucção a vácuo. Segundo os pesquisadores, os casais que possuíam níveis mais altos de hostilidade entre si, tinham essas bolhas cicatrizadas numa velocidade em média 60% menor que aqueles vivenciando um relacionamento tranqüilo.
O que isso tem a ver com a enxaqueca?
Acontece que essa pesquisa também mediu os níveis de substâncias chamadas citocinas. As citocinas são pequenas proteínas que regulam a imunidade e a inflamação. E pasme: as citocinas estavam desreguladas nos casais em desarmonia! O desequilíbrio das citocinas têm sido estudado em relação a uma série de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, o câncer, a artrite… e a enxaqueca!
Você já reparou que a maioria dos casais que vivem se abraçando e de mãos dadas, possui aparência mais feliz e saudável?
Um outro estudo, realizado na Universidade da Carolina do Norte (EUA), pesquisou níveis de certos hormônios, bem como a capacidade de resposta a situações estressantes, de 38 casais, antes e depois de fazê-los assistir a cenas de um filme romântico, seguido de um abraço de 20 segundos de duração.
O resultado desse “momento feliz cientificamente induzido” foi uma diminuição dos níveis de noradrenalina e cortisol, e um aumento de oxitocina (hormônio associado ao amor). O resultado dessas reações baixou os níveis de pressão arterial e stress dos indivíduos testados.
Sabemos que altos níveis de adrenalina e stress estão intimamente associados ao desencadeamento de crises de enxaqueca! E também à diminuição da imunidade, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce!
Medicina com amor e carinho ajuda mais.
Tudo isso obviamente não vale só para casais. Também vale, e muito, para o médico e seus pacientes. Se, ao procurar o médico quando está doente, seja com enxaqueca ou qualquer outro problema de saúde, você encontra um ser humano atencioso, carinhoso, que vê e trata seus pacientes com amor, carinho e atenção, você não acha que o tratamento dará muito maior resultado que se faltar ao médico – e à toda equipe de atendentes, secretárias e auxiliares – esses atributos? Se um médico quer de fato cuidar de seus pacientes, deve incluir amor e carinho dentro dos seus atos médicos de tratamento.
Portanto, a dica desta semana é: se você deseja uma cabeça e coração saudável para você e seu cônjuge, namorado(a) ou companheiro(a), dê e receba uma dose bem grande de amor e carinho, todos os dias!
Atenção: esta “receita” não corre o risco de superdosagem!
Leia também:
Massagem no Tratamento da Enxaqueca
Consultas com Dr. Alexandre Feldman
O Livro que Você Precisa Ler Sobre Enxaqueca
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial