Enxaqueca.com.br

A referência da enxaqueca na Internet

  • Enxaqueca
    • Enxaqueca – Um Guia Completo
    • Sintomas
    • Tratamentos
    • Farmacológicos
    • Não Farmacológicos
    • Estilo de vida
    • Alimentação
  • Consultas
  • Contato
home » A Enxaqueca » Enxaqueca e Derrame, AVC, Acidente Vascular Cerebral
post

Enxaqueca e Derrame, AVC, Acidente Vascular Cerebral

Atualizado em 10/08/2024 Por Dr. Alexandre Feldman

Enxaqueca e Risco de Derrame, AVC, Acidente Vascular Cerebral

O risco de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo isquêmico é maior em quem sofre de enxaqueca!

AVC e enxaqueca

ATENÇÃO: Antes de se assustar, assista o vídeo mais adiante.

Cansou de ter dor? Clique aqui

Um estudo realizado no Departamento de Neurologia do The Mount Sinai School of Medicine em Nova Iorque e publicado no dia 9 de março de 2007 no Current Cardiology Reports, volume 9, páginas 13 a 19, intitulado (traduzido) AVC e Enxaqueca (onde AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como “derrame”), mostra que o risco de derrame, AVC, acidente vascular cerebral é mais elevado em pacientes jovens portadores de enxaqueca.

Nota: os 3 termos – derrame, AVC e acidente vascular cerebral podem ser considerados sinônimos e serão repetidos várias vezes neste artigo para que você os memorize e se familiarize com eles mais facilmente)

Os pacientes mais vulneráveis para apresentarem derrame, AVC, acidente vascular cerebral, seriam, segundo o estudo, aqueles portadores de enxaqueca com aura. Os portadores de enxaqueca também possuem maior incidência de doenças como foramen oval persistente (um defeito da membrana que divide as duas câmaras superiores do coração, e que resulta numa comunicação anormal entre elas), distúrbios da coagulação do sangue, dissecção (“rasgo”) da artéria carótida, e malformação arteriovenosa. Todas essas doenças aumentam, igualmente, o risco de AVC.

Além disso, o uso de antiinflamatórios, tão comum entre portadores de enxaqueca, também aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Leia mais sobre antiinflamatórios e risco de derrame clicando aqui.

O artigo também mostra que para diagnosticar um AVC provocado por enxaqueca, é preciso eliminar as demais causas de AVC.

O AVC da enxaqueca se caracteriza por uma irreversibilidade da aura (a qual normalmente teria uma duração de apenas 15 a 60 minutos). Os exames, nesses casos, demonstram uma área de infarto na região do cérebro correspondente ao déficit permanente. Daí o termo infarto enxaquecoso, para se referir a esse tipo de AVC.

O artigo termina com a observação de que o tratamento preventivo da enxaqueca com aura pode ser útil na prevenção desse tipo de AVC.

Cansou de ter dor? Clique aqui

Independentemente de AVC, todos os portadores de enxaqueca deveriam ter acesso a um tratamento adequado! (Clique aqui para saber mais sobre os tratamentos da enxaqueca.)

Na minha opinião, remédios apenas não bastam no tratamento adequado da enxaqueca. É vital empreender uma série de ações que envolvem mudanças-chave nos hábitos e estilo de vida, no sentido de mudar o seu destino para melhor. Sobre esse assunto, e principalmente sobre como fazer para realizar essas mudanças com sucesso e mudar seu destino para melhor, escrevi o livro Enxaqueca – Só Tem Quem Quer, que você precisa conhecer e ler.

Tópico: A Enxaqueca

Sobre o Autor - Dr. Alexandre Feldman

Médico clínico-geral (CRM-SP 59046), autor de vários livros sobre enxaqueca, criador e responsável pelo site Enxaqueca.com.br (onde você se encontra neste momento), palestrante, criador do termo "Medicina do Estilo de Vida", para designar a vertente da medicina que prioriza mudanças de hábito e estilo de vida para a prevenção e recuperação de doenças. Tem consultório em São Paulo, cidade onde mora com sua esposa, a culinarista Pat Feldman e dois filhos.

Leia Também:

Enxaqueca Pode Diminuir Rendimentos!

A enxaqueca é uma doença crônica que pode interferir com o trabalho, impedir promoções e diminuir a renda. ... leia mais...

Site Enxaqueca Faz 15 Anos

A Doença Ganha Credibilidade com o Site. O site Enxaqueca.com.br entrou no ar em abril de 1998 com a missão de fornecer informações de qualidade sobre essa doença crônica, na internet. Em abril de 2013, o site enxaqueca faz 15 anos. Nesses 15 anos, as informações que você lê aqui beneficiaram milhões de leitores, o que […] ... leia mais...
Cefaleia ou dor de cabeça tensional

Cefaleia ou Dor de Cabeça Tensional

Dor de cabeça tensional é uma dor difusa, nos dois lados da cabeça, em pressão ou aperto, de intensidade leve a moderada, sem enjôo, com duração que pode variar de meia hora a meses ou até anos a fio, e que não pode ser atribuída a nenhuma outra doença. Dor de cabeça tensional – Quem nunca teve? Cansou […] ... leia mais...

Dr. Feldman no YouTube

Dr. Feldman no YouTubeAssine o canal do YouTube.

Dr. Feldman no Insta

Dr. Feldman no InstagramDr. Feldman no Instagram.

Dr. Feldman no Face

Dr. Feldman no FacebookDr. Feldman no Facebook.

Dr. Feldman no Twitter

Siga o Dr. Feldman no TwitterDr. Feldman no Twitter.

Copyright © 1998 - 2026 · Dr. Alexandre Feldman · Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Para continuar navegando, é preciso que você concorde com nossa Política de Privacidade.          Concordo