Enxaqueca Após Esporte – Dica Caseira para Evitar
Quem tem enxaqueca pode ter suas crises desencadeadas por qualquer saída da rotina, inclusive exercício, prática de esporte e atividade física em geral.
Em alguns casos, até mesmo atividades saudáveis e desejáveis como um treino de natação, bicicleta, tênis, futebol ou qualquer outro esporte ou exercício físico intenso e concentrado, pode resultar numa dor de cabeça muito incômoda de várias horas de duração, e que podem estragar o resto do dia.
Está certo que na maioria dos casos, um bom tratamento médico, aliado a mudanças de hábitos alimentares e de sono, consegue prevenir a enxaqueca e, portanto, essas dores de cabeça após esporte, pois uma vez minimizada a enxaqueca, aquilo que antes desencadeava começa a não mais desencadear dores de cabeça. Aliás, esta diminuição dos fatores desencadeantes é um dos melhores jeitos para medir a eficácia do tratamento realizado.
Porém, existe uma minoria de pessoas que, apesar do tratamento e de todas as mudanças de estilo de vida implementados, não conseguiu se livrar especificamente daquela dor de cabeça desencadeada pelo esporte.
Não se sabe, não se tem a menor ideia da razão pela qual essa dor de cabeça após a prática esportiva é tão persistente nessa minoria. Persistente e previsível: é só sair para pedalar, ou nadar, ou jogar, que a dor de cabeça aparece depois.
Há mais de 1 ano atrás, um paciente meu descobriu, por conta própria, um método caseiro que funcionou tão bem a ponto de prevenir aquelas dores de cabeça que eram provocadas por atividade esportiva, no caso dele a natação.
Ele descobriu e me relatou que, ingerindo meio litro de água misturada com 1 colher das de chá de pura glicose (não açúcar normal de cozinha, que é sacarose), aos poucos, ao longo dos 60 a 90 minutos da prática do treino, as dores de cabeça que costumavam aparecer depois do esporte deixaram de existir.
A boa notícia é que desde então, eu tenho indicado esse procedimento para aqueles pacientes que sofrem especificamente dessa dor de cabeça após esporte, e quase todos que usaram se beneficiaram. Ao invés de antiinflamatórios, triptanos e outras drogas, passaram a ingerir, pouco a pouco, ao longo dos treinos que variam de 60 a 90 minutos, um total de meio litro de água misturada com uma colher das de chá de pura glicose.
Importante considerar que:
- Esses pacientes não são atletas profissionais;
- Não se submetem a treinos físicos extenuantes;
- Não praticam atividade física de horas de duração, como maratonas, triatlons, etc;
- Praticam treinos físicos destinados à população em geral, como uma partida de tênis, futebol, vôlei etc, com os amigos; ou uma corrida normal no parque, no clube ou na rua, como estamos acostumados de ver no dia-a-dia entre indivíduos normais e que não estão se matando de tanto treinar.
Portanto essa dica caseira não vale e não é recomendada para qualquer pessoa que se enquadre nas 3 primeiras características acima enumeradas, além de pessoas que necessitam de suplementação isotônica para não morrer (ou quase morrer) durante a prática esportiva, e pessoas que não estão fazendo um bom e abrangente tratamento médico para suas dores de cabeça. Por último, se você é diabético, poderá ter de ajustar seus níveis de insulina para implementar essa dica.
Se você come mal, dorme mal e tem um estilo de vida inadequado, a implementação dessa dica não terá a eficácia desejada, uma vez que nesse caso o problema está muito além de uma dor de cabeça que surge única e exclusivamente após a prática de esporte.
Para você que já leu e implementou as mudanças propostas no meu livro, está sob a supervisão do médico de sua confiança, e sobraram quase que somente aquelas dores de cabeça restritas ao período após a prática esportiva, sugiro que tente essa dica caseira.
Onde encontrar pura glicose
Você pode encontrar pura glicose facilmente em supermercados e até farmácias. Nos supermercados, procure (sempre em pó) por “glucose de milho”, e nas farmácias, por “dextrose”. Ambos são sinônimos de “pura glicose”. Qualquer outro nome pode não ser pura glicose e causar prejuízos à sua saúde, especialmente se contiver frutose.
Compatibilidade com a Dieta Feldman Antienxaqueca
Na concentração e quantidade indicadas acima (meio litro de água + 1 colher das de chá de pura glicose), consumido aos poucos durante um treino físico de 60 a 90 minutos (consuma proporcionalmente menos caso o treino seja mais curto: por exemplo, 250 ml dessa solução em meia hora), essa dica não é incompatível com a dieta que proponho no meu livro.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial