Enxaqueca pode causar desmaio?
A pessoa que está em meio a uma crise de enxaqueca, com muita dor de cabeça, pode chegar a ter um desmaio? Perder os sentidos? A resposta é sim.
Em primeiro lugar, é melhor a gente distinguir o desmaio de uma situação que muita gente com enxaqueca passa, e que pode ser confundida com desmaio.
É uma situação na qual uma pessoa está com uma dor de cabeça muito forte, há muitas horas, sem conseguir sair da cama, do quarto escuro. Esta pessoa, literalmente jogada na cama, dá toda a impressão de estar inconsciente para quem a observa. Ela mal responde aos estímulos.
Você chama, tenta conversar, perguntar como está, e ela simplesmente não responde. Simplesmente se mantém deitada, imóvel, de olhos fechados ou semicerrados.
Embora pareça desmaiada, na verdade o que está acontecendo neste caso é que aquela pessoa opta, naquela hora, com aquela dor tão forte, por não fazer nenhum movimento, não emitir um som, uma palavra sequer.
Tudo isso porque a dor já está tão forte que qualquer som, qualquer movimento, pode piorá-la.
Essa pessoa só irá ter uma reação se for muito necessário. Portanto, ela não está desmaiada.
O que é desmaio?
Vamos, em primeiro lugar, entender que desmaio se define por um estado temporário de perda de consciência.
Bom, mas o sono também é um estado temporário de perda de consciência.
É verdade, mas o desmaio não vem como o sono. Ele acontece por falta de fluxo suficiente de sangue e oxigênio no cérebro.
Como é que uma pessoa, em meio a uma forte dor de cabeça na crise de enxaqueca, pode, sim, ter um desmaio?
O mecanismo é o seguinte: Considere um indivíduo com dor de cabeça forte já há muitas horas. Na verdade, o mecanismo que se segue, vale para qualquer dor, então vamos fingir que você combinou com uma pessoa que você vai deixá-la ficar te beliscando forte, para doer mesmo. Não vale você pedir para a pessoa parar.
Agora pense em você aguentando esses beliscões, um em seguida ao outro, por horas a fio. Reclamar não vai adiantar e só poderá aumentar a intensidade dos beliscões.
Sabe o que você vai, naturalmente, fazer na hora da dor forte, a cada beliscão? Você vai ficar suspirando, você vai hiperventilar.
Hiperventilação
Numa crise de enxaqueca não tem ninguém te beliscando, e você provavelmente não vai se pegar dando altos suspiros – porém, mesmo assim, você vai hiperventilar de uma forma mais sutil, imperceptível.
Hiperventilar quer dizer que você está respirando mais fundo e mais rápido do que seria esperado, por causa da dor. É a dor alterando a frequência e amplitude da sua respiração.
Quando a gente hiperventila, os níveis de gás carbônico no nosso sangue diminuem.
“-Ah, mas gás carbônico não é um negócio que tem mesmo que eliminar, que não é bom?”
Não é assim. Os níveis de gás carbônico controlam o equilíbrio da acidez e alcalinidade do nosso sangue.
Se nosso sangue ficar muito ácido ou muito alcalino, problemas imensos podem acontecer no nosso metabolismo, uma vez que as reações químicas no nosso corpo só conseguem acontecer numa faixa de pH muito estreita, entre 7,35 e 7,45.
Quando a gente hiperventila, aumentam os níveis de gás carbônico, e esse aumento resulta na diminuição da acidez (portanto aumento da alcalinidade) do sangue.
Existem receptores nas nossas artérias carótidas e cérebro para detectar se a acidez e alcalinidade do sangue estão dentro ou fora da faixa da normalidade.
O aumento da alcalinidade do sangue criado pela eliminação excessiva de gás carbônico pela hiperventilação cria uma reação no organismo, no sentido de dilatar as artérias que levam sangue ao cérebro. Isso diminui a pressão do sangue no cérebro. Diminui o fluxo sanguíneo no cérebro.
Diminuindo o fluxo sanguíneo no cérebro, você começa a apresentar sintomas do tipo formigamento nos lábios, na face (diferente, no entanto, do formigamento da aura de enxaqueca), sensação de que tudo está ficando distante, escurecimento da visão, enfim, sensação de desmaio iminente, e que pode evoluir para perda da consciência – o desmaio propriamente dito.
E essa perda da consciência é por causa da hiperventilação.
O que fazer
Quando a pessoa com enxaqueca tem um desmaio, assusta muito os outros ao redor.
O melhor a fazer em caso de um desmaio por causa da dor de cabeça da enxaqueca, é deixar essa pessoa deitada e esperar ela acordar. Ela vai acordar certamente, porque esse desmaio faz com que essa pessoa, agora, fique numa posição (deitada) e numa respiração que não vai mais alterar o equilíbrio do gás carbônico no sangue.
Então, é só deixar a pessoa quieta.
Principalmente, nunca a coloque uma pessoa desmaiada sentada. Porque sentada, fica mais difícil para o fluxo sanguíneo chegar ao cérebro. Então colocando-a numa posição que não deitada, você está piorando a situação.
Quer melhorar um pouco mais? Se possível, coloque a pessoa deitada inclinada de modo que a cabeça fique num nível um pouco mais baixo que o restante do corpo.
E lembre-se do mais importante: procure um médico que possa elaborar uma boa estratégia de tratamento, tanto preventivo quanto da crise, a fim de evitar situações como esta.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial