Como Descobrir Desencadeantes de Sua Enxaqueca
Antes de ler este artigo, é preciso que você saiba a diferença entre desencadeantes e causas da enxaqueca, para não confundir uma coisa com outra. Clique no seguinte link para conhecer essa importante diferença, leia o artigo e depois volte aqui: Enxaqueca – Causas Versus Desencadeantes.
Já leu? OK – então vamos em frente.
Listas de desencadeantes continuam a proliferar em artigos e matérias sobre enxaqueca em todo lugar – como se isso tivesse alguma utilidade.
Não estou dizendo que desencadeantes não podem desencadear crises de enxaqueca. Só quero dizer que, na verdade, tudo pode desencadear (ou não!) enxaqueca em quem sofre dela. Listar “todos” os “principais” desencadeantes é uma tarefa infinita e inútil! Acordar mais tarde que o normal, dormir horas a menos, dormir durante o dia, ficar muito tempo sem comer, comer chocolate, queijo amarelo, melancia, abacaxi, tomar vinho tinto, cerveja, bebidas alcoólicas, menstruar, ovular, sair na claridade, ir à feira ou a lugares muito aglomerados, viajar de avião, carro, ônibus, não viajar e ficar frustrado por isso, luzes muito fortes ou intermitentes, forçar a vista, ficar no computador, passar nervoso, contrariedade, ficar triste, chorar, ficar alegre, rir demais, fazer ginástica…
Já deu para desconfiar que tudo pode desencadear a dor de cabeça da enxaqueca?
E qual a solução que podemos extrair dessas listas de desencadeantes? Viver dentro de uma bolha, talvez?
Claro que não. Mesmo porque viver dentro de uma bolha também pode desencadear enxaqueca.
Nitidamente, quanto mais fatores podem desencadear a sua enxaqueca, maior sua predisposição, maior sua vulnerabilidade, portanto mais grave, mais frequente, é sua enxaqueca. Quando meus pacientes melhoram, comentam com alegria: “Antigamente, quando ia à feira (ou fazia aquela viagem, ou tomava um gole de bebida alcoólica, ou passava por situação estressante etc.), já era certeza de que iria ter uma dor de cabeça em seguida. Qual minha surpresa quando, outro dia mesmo, eu fui, e não tive enxaqueca!”
Ter a dor de cabeça da sua enxaqueca desencadeada por um fator nem sempre significa que ele a esteja causando. Significa que você está com uma doença (enxaqueca) que predispõe o aparecimento da dor mediante quaisquer fatores desencadeantes, por mais inocentes que sejam.
O intuito das listas de desencadeantes – identificar aquilo que pode ou não desencadear crises – é fútil, pois cada um já sabe muito bem, e evita como pode, o que lhe desencadeia dor de cabeça e enxaqueca.
E mais: aquilo que desencadeia enxaqueca para uma pessoa, pode não desencadear para outra. Os desencadeantes são individuais. Ler numa dessas listas, por exemplo, que abacaxi pode desencadear enxaqueca, pode até ser verdade para outra pessoa, mas não para você. Para você, essa informação do abacaxi é totalmente inútil, e para a pessoa que tem suas enxaquecas desencadeadas pelo abacaxi… bem, ela não precisa ser informada do que já sabe.
Ou se não sabe, é porque não conseguiu identificar quaisquer fatores desencadeantes para suas enxaquecas. E não há nenhum mal nisso. Significa apenas que, para você, nada desencadeia, diretamente, crises de enxaqueca. Não é, de forma nenhuma, necessário ter desencadeantes para ter enxaqueca.
E finalmente, vou esclarecer em seguida, de uma vez por todas, a dúvida comum de se algo que você suspeita, desencadeia ou não a sua enxaqueca:
Recebo frequentemente mensagens dizendo: – “Como posso saber se [tal coisa] me desencadeia crises de enxaqueca?” Ou então, – “Será que você poderia publicar, ou me enviar, uma lista de possíveis desencadeantes da enxaqueca, para que eu possa evitá-los?”
A orientação é: se algum fator (seja alimento, seja comportamento, seja outro qualquer) que você desconfia que seja desencadeante, não desencadeou claramente uma crise de enxaqueca em você, poucas horas (1 a 4 horas) após você ter se exposto a ele, isso significa que esse fator não desencadeia suas crises de enxaqueca, não importa quanto ele conste nas famosas listas de desencadeantes. Esse fator até pode desencadear para outras pessoas, mas não para você.
A mensagem para guardar é: não perca seu tempo lendo, ou se preocupando com, listas de desencadeantes da enxaqueca. Leia meu livro e compreenda os fatores presentes nos nossos hábitos e estilo de vida, que realmente influenciam e estão por trás dessa doença e o que pode ser feito no sentido de reverter o processo e buscar essa coisa tão importante que é a felicidade, a alegria de viver sem dor.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial