A ciência oferece explicações para a ação do frio aplicado sobre a cabeça no alívio da crise de enxaqueca. Os estudos existem, só não são divulgados como deveriam.
Aplicação de Frio Pode Aliviar Dor de Cabeça da Enxaqueca.
Quem aqui não sabe de alguém cuja mãe ou avó fazia compressas de rodelas de batata na cabeça? Ou pepino, ou simplesmente água fria na cabeça? E deitava na cama, no quarto escuro, nas ocasiões em que entrava em crise de enxaqueca?
Mamães e vovós eram sábias!
Em 1988, a revista Postgraduate Medicine publicou, em seu volume 79, páginas 305 a 309, um estudo demonstrando eficácia de compressas frias em 71% dos casos de dor de cabeça e enxaqueca. Destes, 9% dos pacientes com enxaqueca relataram eficácia quase total.
Em 2006, pesquisadores estudaram e comprovaram a eficácia da aplicação de frio em crises repetidas de enxaqueca. Inclusive mostrando que, dos pacientes que não apresentaram melhora numa primeira crise, 40% tiveram resposta positiva à aplicação de frio na crise seguinte. Ou seja, se não funcionou nesta crise de dor de cabeça, não significa necessariamente que deixará de funcionar também na próxima. O estudo foi publicado na Evidence Based Complementary and Alternative Medicine, volume 3, número 4, páginas 489-493.
Coincidentemente, rodelas de batata ou pepino (crus, obviamente) são frias. E quando aplicadas sobre a pele, causam sensação relativamente prolongada de frio na área de contato.
Mas sabe o que é melhor ainda que a aplicação de frio?
É o frio aliado à pressão: compressa fria.
Compressa Fria no Alívio da Dor de Cabeça da Enxaqueca
A mamãe e a vovó, quando tinham enxaqueca, não apenas colocavam rodelas de batata ou pepino na cabeça. Elas amarravam essas rodelas com um pano em volta da cabeça. Ou seja: aplicavam frio e pressão.
O médico e pesquisador James W. Lance publicou um estudo na revista médica Headache (Vol. 28, páginas 458-461, 1988), mostrando que a aplicação de frio aliado à pressão provocou redução da severidade da dor de cabeça em 15 de 20 casos de enxaqueca, e 6 em 7 casos de cefaleia do tipo tensional.
Aplicação de Frio dentro da Boca Alivia Enxaqueca Mais que Remédio
Você leu certo, não precisa limpar a tela do seu computador. Pesquisadores do New York Medical College demonstraram [Heart Dis 2001 Nov-Dez;3(6):357-61] que os índices de alívio da enxaqueca após 1, 2, 4 e 24 horas após a aplicação de frio dentro da boca (mas não em qualquer lugar da boca, explico em seguida, continue lendo) foram significativamente maiores que aqueles obtidos com comprimidos de 50 mg de sumatriptana (conhecido no Brasil pelos nomes comerciais de Sumax e Imigran), durante os mesmos períodos.
Essa superioridade se mostrou não apenas para a dor, mas também para o enjôo que pode acompanhar a enxaqueca.
Você sabia disso? Aposto que não. Interessante como estudos desse tipo não são divulgados por ninguém. Compararam-se dois tratamentos para o martírio da dor de cabeça da enxaqueca. Um destes tratamentos é caseiro, gratuito, envolve apenas a aplicação de frio na boca e está ao alcance de todos: crianças, idosos, grávidas, pobres e ricos em qualquer lugar do mundo. Já o outro envolve uma droga farmacêutica cara e repleta de riscos e efeitos colaterais. O caseiro, seguro e gratuito, se mostra superior e mais eficaz. Por que não divulgar amplamente estes resultados? Por que não repetir esse tipo de estudo em outros centros de pesquisa? Por que não recomendar ao menos que se tente esta solucão menos agressiva, antes de recorrer à mais agressiva? E se for mesmo superior e mais eficaz, para você? Custa tentar?
Importante Aplicar o Frio em Local Específico da Boca.
Caso deseje tentar esse método de aplicação de frio intraoral, saiba que a aplicação do frio não demonstrou efeito em qualquer lugar a esmo, dentro da boca, mas sim numa localização específica: na região periapical dos molares superiores.
Traduzindo: o frio deve ser aplicado sobre a gengiva que recobre os dentes de cima (arcada superior), no fundo da boca (dentes molares), nos dois lados (o estudo demonstrou eficácia quando a aplicação foi bilateral, não importando se a dor de cabeça era localizada em apenas um lado). Mais que isso: a aplicação do frio na boca deve durar 40 minutos. Foi esse o tempo que o estudo acima demonstrou bons resultados.
Portanto se você estava pensando em aplicar gelo diretamente, pense novamente. O gelo seria demasiado frio para manter por todo esse tempo sobre a gengiva, e esse frio excessivo certamente causaria uma lesão grave na gengiva e, possivelmente, até no dente.
Use o bom-senso aliado ao frio. Não exagere. Pense em algo que você pudesse colocar naquela região da boca, que seja frio porém não em demasia. Uma ideia seria enrolar um chumaço de algodão em forma de cilindro, encharcar esse algodão com água gelada e fixá-lo entre a gengiva e a bochecha dos dentes de trás, na arcada superior, dos dois lados. E conforme o algodão perder o frio, você volta a mergulhá-lo em água gelada e recoloca rapidamente entre a gengiva e a bochecha dos dentes superiores de trás. Pelo menos até encontrar outra solução mais eficaz. Nesse caso não esqueça de compartilhar essa solução nos comentários abaixo.
Como Funciona o Frio no Alívio da Dor de Cabeça?
Se alguém disser que sabe com certeza o exato mecanismo de funcionamento do frio sobre o alívio da dor de cabeça, estaria mentindo. Mesmo porque o frio age na dor de cabeça por mais de um mecanismo. Sem correr o risco de ser simplista, posso apontar para dois desses possíveis mecanismos, já desvendados pela ciência.
1. Disfarça a dor: O frio decorrente do contato com a pele ou mucosa (como é o caso da gengiva) é conduzido pelas mesmas vias neuronais que propagam a dor. A sensação de frio pode, desse modo, “atropelar” a de dor, e a pessoa simplesmente deixa de sentir esse incômodo (dor) para simplesmente sentir frio. Mantida essa “distração sensorial” por tempo suficiente, é possível que cessem certos fatores que mantêm e dão continuidade ao processo de dor. Essa interrupção da “lenha na fogueira” pode fazer com que a dor não reapareça quando for retirada a sensação de frio, cerca de 40 minutos mais tarde.
2. Tem propriedades antiinflamatórias. A explicação é simples: aplicação de frio reduz o calor e o inchaço decorrentes de qualquer processo inflamatório. Ou seja, o frio interfere na capacidade da inflamação em se manifestar. A aplicação de frio na cabeça, como nas compressas frias e as tradicionais rodelas de batata e pepino, agem topicamente, na cabeça. Já a aplicação de frio na região da boca, descrita acima, tem a ver com a influência sobre um determinado circuito neuronal envolvendo um segmento específico do maxilar.
Sugestão de uma leitora – tente você também:
Recebi por email o seguinte relato de uma leitora, a Nádia, que achou um método de aplicação que serviu muito bem para ela. Experimente e veja se serve também para você. Aqui vai a dica.
Sempre que tenho enxaqueca pego um copão de água bem gelada, com muito, muito gelo, e coloco os lábios no copo, viro, e deixo ”de molho” a parte superior do maxilar na água gelada., ao mesmo tempo que, encho a boca de água gelada mas não engulo imediatamente – deixo a água gelada descansando na boca. E acredite: resolve mais que remédio.
Nunca entendi porque isso funcionava, mas entendi o por quê lendo aqui no site. Achei que devia ser até um alívio com bases mais psicológicas do que físicas. Aqui entendi que tem explicação médica para isso.Eu descobri esse método porque, sempre que desando a ter enxaqueca, tomo bastante água gelada, porque parece que alivia um pouco – e dai um dia comecei a perceber que deixar a agua gelada na boca, e os lábios superiores dentro do copo, imerso na água gelada, melhorava mais do que beber a água gelada.
Obrigada, e espero que meu depoimento ajude outras pessoas.
Nádia.
Contraindicação deste Procedimento:
A sugestão que você leu acima não é indicada se você sofre de hipersensibilidade nos dentes ao frio. Se você possui esta sensibilidade, não deve realizar este procedimento e precisa ter em mente que ela pode ser causada por outros problemas bucais. Consulte um bom dentista.
Efeito colateral deste Procedimento:
A aplicação de frio dentro da boca (inclusive beber líquidos gelados e comer alimentos do tipo frutas suculentas recém saídas da geladeira) pode provocar cefaleia do sorvete em algumas pessoas.
Agora é com você.
Tente explorar ao máximo essa informação, esse “guia completo” sobre as várias aplicações do frio sobre a dor – a sua dor de cabeça. Varie a modalidade da aplicação de frio (vale batata, pepino, compressas frias), varie a pressão aplicada (dentro do bom-senso e dos limites do razoável, é claro!). Varie a temperatura e o modo de aplicar o frio (novamente com bom-senso). Leia meu LIVRO, que já ajudou muita gente a obter grande alívio da enxaqueca. Cadastre-se na minha Newsletter. E compartilhe seus achados com pessoas queridas, pois desta forma irá ajudá-las também (os botões para recomendar a leitura deste artigo na mídia social podem ser encontrados logo abaixo).
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial