Cada vez mais pessoas no mundo sofrem de ansiedade, depressão e enxaqueca – assim dizem as estatísticas. Por outro lado, quanto mais estresse, maior a probabilidade de desencadeamento de enxaqueca para quem sofre dela.
Paradoxalmente, vivemos tempos de vastos recursos tecnológicos, que tornam – ou deveriam tornar – nossa vida mais fácil. O automóvel e o avião nos permitem deslocar mais rápido que o cavalo de antigamente; a televisão é uma janela para o mundo em nossa própria casa; o computador traz informações e conhecimento instantâneos; o cinema é uma viagem ao mundo do entretenimento; os supermercados oferecem a possibilidade de comprar todos os alimentos num só lugar, as lanchonetes “fast-food” matam a fome rapidamente; os serviços bancários e uma parcela do comércio funcionam 24 horas por dia para que nada falte; a luz elétrica traz o dia ao toque de um interruptor, não importando o horário; o telefone; o celular; o aspirador de pó, a enceradeira; o liqüidificador… nosso esforço para realizar as tarefas do dia-a-dia está cada vez menor, em comparação aos nossos ancestrais. E mesmo assim, o número de pessoas com depressão, ansiedade e enxaqueca só aumenta!
Na realidade, toda essa tecnologia, quando mal utilizada, pode influenciar nossos hábitos e esilo de vida, de uma forma totalmente prejudicial à nossa saúde física, mental e emocional. O abuso da luz artificial diminui o nosso sono e desequilibra nossos hormônios e neurotransmissores. Os alimentos dos supermercados estão cada dia mais desnaturados, desvitalizados, modificados e repletos de agrotóxicos e aditivos químicos. A televisão e mídia como um todo estão cada vez mais repletas de más notícias, que a maioria das pessoas, doentiamente, corre atrás para assistir.
Tudo isso pode alterar a maneira pela qual nós encaramos os fatos – algo sutil que poderíamos chamar, metaforicamente, de “fundo musical da nossa vida”.
De fato, o “fundo musical” é tudo, e o vídeo abaixo comprova isso de maneira inquestionável. As cenas são cortes originais do maravilhoso filme Mary Poppins, de Walt Disney, uma das obras-primas das artes cinematográficas de todos os tempos (por sinal, um filme que você precisa assistir de novo, e várias vezes!). O que muda, neste vídeo, é “apenas” o fundo musical. E isso basta para que ele se transforme em trailer de filme de terror!
Assista o vídeo e reflita: como está o “fundo musical” de sua vida?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FESY-E06KMU&feature=related[/youtube]
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial