Caros amigos,
Acabo de receber um convite via e-mail, para participar de uma conferência “INOVADORA PARA ATUALIZAÇÃO A RESPEITO DE NOVOS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE SAÚDE, AÇÚCARES, EDULCORANTES E ESTILOS DE VIDA FEITOS COM ESCOLHAS DE BOM SENSO”. Essa conferência ocorrerá no Meliá Mofarrej [atualização: a partir de 2009, o Meliá Mofarrej deu lugar ao Hotel Tivoli São Paulo], um dos mais caros hotéis de São Paulo – e será seguida de almoço oferecido para os participantes, no restaurante do próprio hotel.
Segundo o convite, participarão do evento 60 pessoas, representando as áreas de saúde, funcionários do governo, mídia, jornalistas, dirigentes de empresas e outros formadores de opinião.
O objetivo desta conferência é “informar e atualizar os participantes sobre os seguintes tópicos:
- Novas informações sobre açúcares e substitutos do açúcar baseadas em fatos científicos comprovados;
- Evidências de que o bem-estar está relacionado com a saúde emocional e física e que açúcares e substitutos do açúcar desempenham um papel importante para ambas.
- Uma vida saudável está intimamente ligada a escolhas bem feitas, incentivando a se administrar o consumo de certas substâncias, como os açucares e seus substitutos e não eliminá-lo, ao mesmo tempo evitando o sedentarismo.”
Em outras palavras, eles querem mostrar nessa conferência, que podemos consumir açúcar e seus substitutos (leia-se: adoçantes artificiais), desde que “moderadamente” e associados a atividades físicas, pois existem “evidências científicas” mostrando (“comprovando”) o benefício desse consumo!!
A empresa que está organizando este evento é norte-americana e chama-se Oldways Preservation Trust. Se você acessar o site, verá que a empresa é sem fins lucrativos, porém descobre que seu presidente é também proprietário desta empresa (clique no link e veja se eu preciso dizer mais alguma coisa…), em sociedade com o influentíssimo senador John Kerry, que já foi até candidato a presidente dos Estados Unidos. No final desta página, você vê a grande lista de patrocinadores da empresa sem fins lucrativos, entre os quais, as gigantes Unilever, Frito-Lay, ConAgra, Kelllog e Dunkin’ Donuts, além de outras como American Italian Pasta Company, Barilla, International Pasta Organization, National Pasta Association, e uma série de outras empresas de pães, grãos, doces e amido.
Afinal, quem mais poderia bancar a conta desse evento internacional, de meio dia de duração, com almoço num hotel de luxo? Como dizem nos Estados Unidos, there is no free lunch (“não existe almoço de graça”).
Pois é. Este é o modo com que as coisas funcionam. Um grupo de formadores de opinião nas áreas de medicina, nutrição e jornalismo é escolhido, aceita o convite, se sente bem-tratado, encontra muitas pessoas importantes, faz novos amigos e acaba sendo influenciado pelas informações apresentadas durante a conferência, como se elas fossem verdades que deveriam se transformar em “consensos”. Todos saem do evento aliviados, seguros de que doces, massas e pães não fazem mal, ou só fazem mal em certas circunstâncias excepcionais, fáceis de contornar. Em seguida, passam essas “verdades” para você, nas TVs, jornais, revistas e consultórios.
Olho aberto. Sempre!
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
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