Dor de Cabeça é Comum Entre Adolescentes
Uma pesquisa publicada na edição de abril de 2007 da revista Cephalalgia revelou que nada menos de 69,4% dos adolescentes de 12 a 15 anos tiveram pelo menos um episódio de dor de cabeça num período de 3 meses. O estudo consistiu em um questionário fornecido a 20 escolas na Alemanha e completado por 3324 alunos na faixa etária acima. Do total global de 69,4%, o questionário revelou que 59,5% dos meninos e 78,9% das meninas tiveram uma dor de cabeça nos últimos 3 meses! Deste total, mais de 4% apresentavam uma freqüência de mais de 14 dias de dor de cabeça no período de 3 meses.
Estudos como este mostram que, da mesma forma que nos adultos, a dor de cabeça é um sintoma cada vez mais comum entre as crianças e adolescentes.
Quem acompanha meus artigos e livros já conhece minha opinião: as mudanças ambientais, de estilo de vida, alimentação, sono, atividade física, dinâmica emocional, familiar, social e comportamento como um todo, ocorridas nas últimas décadas, tendem a causar perturbações no equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e outras substâncias, levando a um aumento cada vez maior na predisposição a doenças como enxaqueca, depressão, ansiedade, pânico, distúrbios de déficit de atenção e hiperatividade, entre outras doenças. Adolescentes também precisam buscar um estilo de vida saudável!
A ferramenta mais importante para se livrar das dores de cabeça e outras doenças que atingem proporções epidêmicas no nosso mundo contemporâneo é a informação. Continue acompanhando o blog e leia com todo carinho o meu livro. A informação, aliada a mudanças de hábitos e estilo de vida, podem mudar para muito melhor o destino de quem sofre de enxaqueca.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial