Acupuntura é uma excelente modalidade de tratamento para enxaqueca e outras dores de cabeça, disso eu não tenho dúvida. Vejo todos os dias, na prática, com muita alegria, os ótimos resultados nos meus próprios pacientes, em quem faço acupuntura. Tanto é assim que, na minha opinião, todo e qualquer médico que se propusesse a tratar de qualquer dor deveria conhecer bem e aplicar diariamente, na sua prática clínica, esse tratamento.
Afinal, não é droga, não envolve a administração de qualquer substância química, não possui os inúmeros efeitos colaterais que as drogas possuem – e o melhor: funciona, e muito bem, na maioria dos casos de enxaqueca.
Cientificamente Comprovado: Acupuntura é Eficaz Para Enxaqueca
Eu não estou sendo “único”, nem “exótico”, ao fazer essa afirmação. Ela se encontra comprovada em diversos estudos publicados em revistas científicas de alto impacto, como o British Medical Journal, que publicou um estudo em 2004, com a seguinte conclusão:
“A acupuntura traz benefícios clinicamente relevantes e duradouros para pacientes com dor de cabeça crônica, especialmente enxaqueca”.
BMJ 2004;328:744 (27 March), doi:10.1136/bmj.38029.421863.EB
Com tantos argumentos a favor, por que será que uma boa parte daqueles pacientes que já tentaram acupuntura no passado relatam que:
1. Ela não foi eficaz no tratamento de sua dor de cabeça e enxaqueca; e/ou
2. Ela foi eficaz por um certo período de tempo, após o qual foi deixando de funcionar.
3 Motivos Para Acupuntura Funcionar ou Não
Os 3 principais motivos, na minha opinião, são os seguintes, dentro do contexto do tratamento dessa doença crônica tão incompreendida que é a enxaqueca.
1. Parte de uma Ação Conjunta
Do mesmo modo que a enxaqueca obviamente não é um estado de “falta de remédio” para enxaqueca no organismo, ela também não é um estado de falta de acupuntura. Essa intervenção, assim como qualquer outra, com remédios por exemplo, precisa ser parte de uma ação conjunta. Essa ação enolve, além da intervenção propriamente dita, uma série de mudanças de hábitos e estilo de vida. Mudanças alimentares, de sono, de atividade física, de regulação dos ritmos biológicos, de reequilíbrio emocional e hormonal (conforme descrevo e explico no meu livro). Você faz a sua parte (as mudanças de hábitos e estilo de vida), e o médico a parte dele (por exemplo, acupuntura, remédios naturais e drogas farmacêuticas quando necessário.).
2. Diversidade de Pontos
Um determinado remédio que funciona bem para outra pessoa pode não funcionar para você. Assim também, um determinado ponto ou combinação de pontos de acupuntura pode funcionar para uma pessoa e não para outra. Quando um remédio não funciona para você, o que o médico faz? Ele troca o seu remédio! Na acupuntura não é diferente – o médico pode trocar um ponto por outro ponto, ou combinação de pontos. Até mesmo uma mudança no posicionamento da agulha num mesmo ponto de acupuntura, pode causar um resultado terapêutico totalmente diferente!
3. Não é Possível Tratar a Doença Sem Conhecê-la
Infelizmente, ainda existem alguns profissionais de saúde que não acreditam em enxaqueca! Acham que o paciente tem problemas emocionais, psicológicos, afetivos, e/ou que está “usando” tudo isso meramente para ganhar atenção. Uma pesquisa informal feita aqui mesmo no Site Enxaqueca com quase 3.000 internautas, revelou que 80% estão insatisfeitos acham que seus médicos não compreendem e não entendem a sua doença (clique aqui para ler mais a respeito). Se isso é verdade, então pense: como é que um tratamento – qualquer tratamento que seja, inclusive acupuntura – pode possivelmente funcionar, se o médico – no caso, o acupunturista – está, na realidade, “tratando” completamente outra coisa, a qual ele pensa, erroneamente, ser a causa da enxaqueca / dor de cabeça?
Está aí, portanto, o alerta e a dica: antes de fechar as portas para novas tentativas no futuro, pense com carinho nesses 3 fatores. Reflita sobre a possibilidade de um ou mais deles terem interferido negativamente na sua melhora. E principalmente, dê-se a chance de tentar de novo com um profissional de sua confiança.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial