Óleo de Fígado de Bacalhau é Antiinflamatório
Há tempos que recomendo aos meus pacientes e a todos os portadores de enxaqueca e outras dores crônicas o uso de óleo de fígado de bacalhau. Por que faço isso? Pela mesma razão de todas as outras dicas que forneço na área de estilo de vida: a presença de estudos científicos conectando essas recomendações com mecanismos biológicos capazes de influenciar a enxaqueca e a dor crônica como um todo. Por exemplo: um estudo foi publicado na edição de 24 de março de 2008 da revista científica Rheumatology (publicação oficial da British Society of Rheumathology) mostrando que 2 colheres das de chá diárias de óleo de fígado de bacalhau reduzem bastante a necessidade de antiinflamatórios em portadores de artrite reumatóide.
Outro estudo, publicado em julho de 2013 no Journal of Clinical and Diagnostic Research, vol. 7, n°7, pags. 1347-1351, mostrou redução significativa da dor e necessidade de antiinflamatórios, após administração de óleo de fígado de bacalhau 2 vezes ao dia por 24 semanas a pacientes portadores de artrite reumatóide com idades entre 19 e 60 anos.
A artrite reumatóide é uma doença deformante das articulações e que provoca muita dor, requerendo o uso frequente de antiinflamatórios. Se o estudo demonstra que o óleo de fígado de bacalhau reduz a necessidade de antiinflamatórios para uma dor crônica, e se a enxaqueca também dói e também requer o uso de antiinflamatórios, o raciocínio é óbvio: o que vale para uma dor, deve valer também para a outra.
Sim, esse óleo possui propriedades antiinflamatórias! Sem os efeitos adversos no estômago e no coração que possuem as drogas antiinflamatórias. Já escrevi em outro artigo a minha opinião sobre o óleo de fígado de bacalhau como sendo um superalimento. A dica continua firme, e cada vez mais embasada. Um pouco de óleo de fígado de bacalhau, desde que de boa qualidade (o que é extremamente difícil de se conseguir, infelizmente) é parte integrante do conjunto de ações que nos ajudam a viver com a saúde e bem-estar que tanto queremos. O óleo de fígado de bacalhau é rico não apenas em ácidos graxos essenciais ômega-3, que possuem propriedades antiinflamatórias, mas também em vitamina D, cuja deficiência tem sido associada a várias doenças envolvendo o cérebro e sistema nervoso.
O problema, infelizmente, é que praticamente não existe mais óleo de fígado de bacalhau que não tenha sido alterado por processamentos industriais. Nem todo óleo de fígado de bacalhau é necessariamente “bom”. A maioria existente por aí é ruim, contém outros óleos misturados, além de aromatizantes etc, que podem ser prejudiciais à saúde e devem ser evitados. Outra precaução é que “mais” não é necessariamente sinônimo de “melhor”. No estudo de 2013 foram administradas 5 cápsulas 2 vezes ao dia. Não se deve usar esse óleo em conjunto com suplementações de ômega-3. Os estudos que mencionei não se referiram genericamente a óleo de peixe. Se você quer ler mais informações sobre este assunto, então leia este importante artigo sobre usos, qualidade e disponibilidade do óleo de fígado de bacalhau.
Informações
Agendamento
Dr. Alexandre Feldman, CRM(SP) 59046
Atendimento Online e Presencial